Policia

Três hectares de mata ciliar são destruídos em incêndio

 (Créditos: Thaís Fullin)

TIMÓTEO – Pelo menos 3 hectares de mata ciliar foram consumidos por um incêndio que durou quase 10 horas na última quinta-feira (8), no bairro Recanto Verde. A área atingida corresponde a três campos de futebol e foram necessários dez litros de água para apagar as chamas que corriam o risco de atingir a mata do Parque Estadual do Rio Doce.

O incêndio começou por volta de 15h30. Às 20h30 as chamas haviam sido controladas. Mas, por volta de 22h o Corpo de Bombeiros foi novamente chamado ao local, porque as chamas haviam reacendido. O combate ao fogo terminou no meio da madrugada de hoje.

“Foi um dano considerável não só a flora, mas a fauna. Tinha muitos animais mortos. A população tem que tomar consciência e entender que não é somente um dano ambiental. A fumaça traz problemas respiratórios”, pontuou o Tenente Joel Mafra do Corpo de Bombeiros de Timóteo.

RISCOS
O fogo estava no entorno da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Rio Doce, e próximo também a algumas residências. Devido às proporções, além da Guarnição de Timóteo, uma equipe do 3º Pelotão em Fabriciano também apoiou os trabalhos. Atuaram no combate sete militares dos Bombeiros e duas viaturas.

Ainda deram apoio quatro militares da Polícia Militar de Meio Ambiente, além de 13 Brigadistas do Instituto Estadual de Floresta. Equipes dos Bombeiros e de brigadistas continuam fazendo o monitoramento da região para evitar um novo incêndio. A causa do incêndio não foi descoberta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o período de estiagem e o clima seco acabam contribuindo com o alastramento do fogo, que pode tomar grandes proporções e causar danos irreversíveis ao solo, destruir matas nativas e potencializar o efeito estufa e poluição. Os incêndios muitas vezes são causados por pequenos descuidos e até mesmo iniciados de forma criminosa.

“A maioria dos incêndios é causado por pessoas mal-intencionadas que colocam fogo simplesmente pelo prazer de ver a mata queimando. Existem pessoas que acabam colocando fogo em lixo e aquela fagulha voa atinge o mato seco que pode provocar este tipo de incêndio. O que a gente orienta é evitar este tipo de procedimento, e o principal, fazer limpeza em torno da residência”, finalizou o militar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com