Cidades

Trem da Vale retoma viagens com normas rígidas de segurança

Passagens precisam ser compradas com ao menos 7 dias de antecedência; as despedidas estão proibidas nas estações

O trem de passageiros de passageiros da Vale volta aos trilhos, fazendo diariamente o percurso Belo Horizonte-Vitória (ES) e vice-versa. Depois de quase seis meses de interrupção devido à pandemia do novo coronavirus, o transporte operado pela Vale retornou nessa terça-feira (1°), com novidades: menos carros, adequação aos necessários protocolos de desinfecção e higienização do Ministério da Saúde e mudanças no sistema de venda de passagens. O trem parte impreterivelmente às 7h30, com encerramento do embarque às 7h15.

O supervisor do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, Eduardo Angeli, explica que as passagens deverão ser compradas com sete dias de antecedência, sendo obrigatório o uso de máscaras durante todo o percurso e aferição da temperatura do passageiro no embarque. Para evitar aglomerações, não serão vendidos bilhetes no dia da viagem, nem permitida a presença de parentes e amigos para se despedir de quem vai viajar. Outra informação importante é que a venda de passagens será feita, prioritariamente, pela internet.

As passagens precisam ser compradas com antecedência e as despedidas no embarque estão proibidas

EMBARQUE

Conforme a Vale, o embarque de passageiros nas estações Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), e Belo Horizonte, em Minas Gerais, será encerrado 15 minutos antes do horário de partida do trem. A circulação também será retomada no trecho entre Nova Era e Itabira, na Região Central de Minas, em ambos os sentidos, e o horário de partida será mantido.

A ocupação dos vagões foi reduzida para permitir o distanciamento entre assentos durante a viagem. Entre as medidas adotadas para preservar a segurança e o conforto dos passageiros também estão a aferição de temperatura antes do embarque, o uso obrigatório de máscaras, a oferta de álcool em gel nas estações e a bordo do trem e a intensificação da limpeza e da desinfecção de áreas comuns.

Confira algumas medidas adotadas

. Distanciamento social durante as vendas de passagens, embarque e desembarque;

. Isenção de cobrança de multa para remarcação e cancelamento;

. Não serão vendidos bilhetes nas estações nos horários de passagem de trens;

. Não serão vendidos bilhetes para o mesmo dia da viagem;

. O horário de atendimento nas bilheterias será alterado;

. A bagagem a bordo será limitada a uma mala e uma bolsa pessoal por passageiro;

. As vendas serão feitas prioritariamente pela internet (vale.com/tremdepassageiros). As bilheterias e os pontos de venda funcionarão com horários diferenciados;

. Totens de higienização estarão disponíveis em todas as estações e será disponibilizado álcool em gel a bordo do trem;

. A bordo, a circulação estará restrita ao carro indicado no bilhete;

. Os carros lanchonete e restaurante não serão abertos ao público, e as refeições serão servidas nos assentos para reduzir a circulação de pessoas;

Serão suspensas as vendas de passagens a bordo.

Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o canal de atendimento Alô Ferrovias! (0800 285 7000).

Viagem em números

. Cerca de 1 milhão de pessoas utilizam anualmente o trem de passageiros

. São 30 pontos de embarque e desembarque

. 42 municípios atendidos

. Único trem diário de longa distância do Brasil

. 905 quilômetros de extensão que ligam Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES)

· 2.141,68 quilômetros de linha total

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com