Cidades

Treinamento prepara conselheiras tutelares

IPATINGA – As novas conselheiras tutelares de Ipatinga serão empossadas pela prefeita Cecília Ferramenta no próximo domingo (10). As 19 conselheiras, 10 titulares e nove suplentes, escolhidas por meio de processo eletivo realizado pelo e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vão atuar no quadriênio de 2016/2019.

Durante esta semana, as conselheiras recebem capacitação do CMDCA, na sede da Fundação Brasileira de Xadrez, no Centro de Ipatinga. Com previsão para encerrar nesta sexta-feira (8), o treinamento aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), utilização do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia) e orientações sobre atuação dos membros do Conselho Tutelar.

“Todas as conselheiras estão participando com muita dedicação para ocupar a função a partir da próxima semana. Ipatinga ainda tem muitas demandas de crianças e adolescentes com os direitos violados, infelizmente. Os conselhos tutelares precisam ter profissionais capacitados para atender a população”, destacou a presidente do CMDCA Ipatinga, Elizete Nogueira.

ELEIÇÃO

As conselheiras tutelares foram escolhidas por meio de dois processos eletivos realizados pelo CMDCA, no ano de 2015. A escolha dos membros dos Conselhos Tutelares foi realizada em seis etapas: inscrição dos candidatos, análise dos requisitos, prova de conhecimento específico, avaliação de noções teóricas e práticas de informática, avaliação psicológica e eleição dos candidatos por meio de voto.

Os membros titulares foram eleitos no dia 4 de outubro deste ano, quando ocorreram as eleições unificadas dos conselhos tutelares em todo o país. O processo para escolha dos suplentes foi aberto depois das eleições unificadas, pelo fato do número de concorrentes aptos a participarem do primeiro processo eletivo ter sido inferior ao previsto pela legislação. A segunda eleição para escolha das suplentes aconteceu no último dia 19 de dezembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com