Cidades

Trecho do Parque Linear tem contenção com placas

FABRICIANO – O trecho das margens do Ribeirão Caladão, próximo à ponte da avenida Tancredo de Almeida Neves com a Julita Pires Bretas (próximo ao Villefort), está sendo estabilizado com obras de contenção com placas de concreto pré-moldado. A intervenção faz parte da Etapa 2 do Parque Linear da Prefeitura de Coronel Fabriciano. Na semana passada, a empresa responsável pelas obras corrigiu as placas danificadas pelas chuvas de dezembro de 2013 e deu início à instalação de novos pilares.

“A intervenção desse ponto consiste em preparar a fundação para a instalação dos pilares que serão fixados nos tirantes, concretados na via pública, para, posteriormente, ser feita a colocação das novas placas de concreto pré-moldado. Acreditamos que essa intervenção seja concluída no primeiro trimestre de 2015”, informa a secretária de Obras Públicas de Fabriciano, Letícia Bittar.

Atualmente, a Opaco Engenharia, responsável pelas obras da Etapa 2 do Parque Linear, executa outras três frentes de trabalho. Estão sendo construídos gabiões na rua Nico Roque, no bairro JK; contenção de rip-rap (com sacaria com solo-cimento) na avenida Julita Pires Bretas, nas proximidades da estação elevatória da Copasa e, na mesma avenida, está sendo construída a travessia 11.

ACOMPANHAMENTO
A Etapa 2 do Parque Linear também inclui obras de terraplanagem e limpeza das margens; obras de contenção e recuperação de drenagem (com concreto armado, gabião e grama armada), construção de praça na avenida Julita Pires Bretas, passarela nas ruas Platina e Pérola e passarela anexa à ponte da avenida Rubem Siqueira Maia. Serão reconstruídas pontes nos seguintes locais: rua Ponte Nova, rua Serro, avenida Cananéia e rua São Vicente.

No site da Caixa Econômica Federal é possível acompanhar os valores liberados para a execução da obra e o percentual correspondente ao que já foi finalizado. Para acompanhar, basta acessar o site www.caixa.gov.br e clicar na aba “Governo”. Na sequência, clique em “Acompanhamento de Obras”. No item “Informe o número da operação”, insira o número 293530-89, que é a identificação do Contrato do Parque Linear com a Caixa. Será possível constatar que, até o momento, já foram liberados R$ 8.156.220,07, o que equivale a 24,53% da obra. A última medição foi feita pela CEF no dia 14 de outubro.

O financiamento do Parque Linear é de R$ 35 milhões, mas o dinheiro só fica liberado quando o trecho delimitado da obra é finalizado e passa por um rigoroso acompanhamento da Caixa. Sendo assim, o valor total não é repassado ao município, apenas o montante relativo às obras concluídas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com