Cultura

Tradicional Festa do Rosário no Cocais acontece no fim de semana

FABRICIANO – A comunidade Santa Vitória dos Cocais realiza, neste fim de semana, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. As celebrações começam neste sábado (14), às 18h com um café e cortejo dos reis e terminam no domingo, 15, com santa missa, procissão e troca das coras do rei e rainha da festa.

O evento é realizado pela comunidade de Santa Vitória dos Cocais (Cocais de Baixo) com apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. A festa é realizada anualmente como tradição da comunidade, desde a década de 1950, e apresenta as manifestações religiosas e culturais aos visitantes.

CULTURA LOCAL

Para a comunidade, a festa é um momento confraternização e devoção a Nossa Senhora Rosário, padroeira da comunidade local. Também é uma oportunidade de mostrar a cultura e as tradições da Serra dos Cocais para pessoas de outros lugares, que prestigiam o evento; geração de renda para a Paróquia, retornando para a comunidade em ações e projetos sociais e reforça para as gerações futuras, a cultura local como a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a Marujada.

“As festas do Rosário acontecem há muitos anos na cidade e reforçam a riqueza cultural da Serra dos Cocais, englobando cultura, fé, religiosidade, devoção e história. Esse é um dos aspectos fundamentais da gestão Novos Tempos na área de Cultura: preservar, divulgar e fomentar os patrimônios culturais de nossa cidade. Com o apoio integral do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e das comunidades locais, mantemos viva a memória das nossas tradições”, comenta Priscilla Souza, gerente de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

PROGRAMAÇÃO

Sábado | 14 de Setembro

18h – Café

19h – Cortejo dos Reis

19h15 – Hasteamento da Bandeira

19h30 – Celebração da Palavra

20h30 – Jantar

22h – Batuque

Domingo | 15 de Setembro

7h – Alvorada de Marujos

7h30 – Café

8h30 – Cortejo dos Reis

9h – Santa Missa

10h30 – Trança das Fitas

12h – Almoço

14h – Procissão

15h – Troca das Coroas

16h – Café e Encerramento

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com