Cidades

Trabalho pedagógico de Fabriciano é referência

A secretária de Educação, Glória Giudice, recebe representantes de Timóteo

 

FABRICIANO – O modelo de Educação desenvolvido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano tem servido de exemplo e referência para outros municípios. A Secretaria de Educação e Cultura tem recebido representantes de municípios da região, que buscam informações sobre o trabalho pedagógico realizado na rede municipal de Fabriciano. Nesta semana, a Secretaria recebeu a visita de representantes das prefeituras de Ipatinga e Timóteo.

Em janeiro, outras duas administrações de cidades da região estiveram em Fabriciano para saber mais sobre a gestão da Educação e o funcionamento da merenda escolar: Inhapim e Pingo D’água. A Educação em Tempo Integral, desenvolvida pela Prefeitura de Fabriciano, é um dos temas principais das reuniões. “Estamos sempre dispostos a contribuir com outras cidades. E esses encontros também nos ensinam muito. É sempre muito valioso fazer esse intercâmbio com outros municípios”, avalia a secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Giudice.

A secretária de Educação de Timóteo, Cecília Martins; e a coordenadora da Educação em Tempo Integral, Rosely Miranda, ficaram satisfeitas com as informações colhidas durante o encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (8). “Estamos firmando uma parceria de troca de experiências e sabemos que Fabriciano tem um histórico exitoso. Estamos buscando apoio para conseguirmos chegar a excelência da Educação oferecida em Fabriciano”, disse Cecília Martins.

EDUCAÇÃO INTEGRAL
Coronel Fabriciano é pioneiro na implantação do Sistema de Educação em Tempo Integral no Vale do Aço. O sistema começou em 2006 e contemplava pouco mais de 300 alunos. Hoje, são mais de 4.300 estudantes matriculados em 12 núcleos. A expectativa é que até o final do ano, as Escolas Municipais Paulo Freire e José Batista de Mendonça também recebam a Educação em Tempo Integral. Com isso, 4.500 alunos serão atendidos.

Além do aprendizado de qualidade no turno regular, as escolas em Tempo Integral oferecem acompanhamento pedagógico de letramento, matemática e ciências e oficinas de artesanato, educação musical, inglês, natação, judô, teatro, dança, informática, entre outras. As aulas acontecem em tempo integral e cada estudante recebe quatro refeições com cardápio balanceado, de acordo com as normas nutricionais do Programa de Alimentação Escolar (PAE).

PNA
Em maio do ano passado, Fabriciano esteve entre as cinco cidades brasileiras selecionadas para participar da Pesquisa do Ciclo de Alfabetização preparada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados da pesquisa, que avaliou o Ciclo de Alfabetização desenvolvido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Fabriciano, estão sendo utilizados como subsídios para criação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com