Cidades

Trabalhadores florestais recebem tratamento bucal

BELO ORIENTE – A Cenibra realizará até novembro o Projeto de Odontologia Social para trabalhadores Florestais. O projeto, em andamento desde o primeiro trimestre deste ano, consiste na realização de visitas às frentes de trabalho da área de Silvicultura nas três Regionais da Cenibra.

Em barracas no campo, onde os trabalhadores fazem suas refeições, a dentista da Cenibra promove orientações com palestras sobre higiene bucal, incluindo técnicas de escovação e uso do fio dental, palestras sobre câncer de boca, abrangendo a prevenção e importância do autoexame, e demonstração prática de escovação com modelos e de uso do fio dental. Os empregados recebem kits contendo escova de dente, fio dental e creme dental, tudo acondicionado em bolsa plástica que mantém os produtos em bom estado de conservação e higiene para serem utilizados no campo.

As atividades práticas encerram-se com uma escovação coletiva, utilizando os kits distribuídos, e bochecho com flúor. Ao final dos trabalhos, a dentista fica disponível para perguntas e questionamentos. Itinerante, o projeto é realizado duas vezes por semana nas áreas de vivência no campo, sempre após o almoço ou ao final do turno. Em cada sessão do programa são atendidos cerca de 40 trabalhadores florestais e até o início de maio já estavam agendadas sessões do programa para cerca de 100 turmas nas Regionais Rio Doce, Nova Era e Guanhães.

A odontóloga da Cenibra Céles Lima comemora o fato de as orientações serem bem recebidas, acatadas e também multiplicadas junto às famílias, conforme depoimentos colhidos nas sessões de esclarecimentos de dúvidas. “Este é, na verdade, o principal foco do projeto: informar e estimular a adoção de práticas corretas para a higienização bucal”.

EXEMPLO

Na área rural de Pingo D’água, um trabalhador florestal participou de uma sessão do programa Odontologia Social realizado no campo onde trabalha, recebeu orientações sobre saúde bucal e a importância do autoexame na prevenção do câncer bucal. Assistiu também a uma palestra sobre o tema e não teve dúvidas: procurou logo um dentista para a remoção de uma lesão suspeita. Tanto ele quanto vários colegas de trabalho na Regional Rio Doce, conforme relatam, nunca haviam recebido tais orientações e agora estão repassando o que aprenderam para suas esposas e filhos.

As ações preventivas que os beneficiários passam a adotar são uma boa indicação do acerto do programa. O objetivo principal é propiciar conhecimentos e atitudes necessários para o desenvolvimento de estratégias de atenção à saúde bucal para este público-alvo. Pelo retorno que a área de recursos humanos tem recebido dos trabalhadores florestais, ao final dos encontros semanais, é possível vislumbrar uma significativa melhoria em termos de saúde bucal para as equipes das Regionais da Empresa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com