Cidades

Trabalhadores da Copasa em estado de greve

IPATINGA – Os trabalhadores da Cia. de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no Vale do Aço, paralisaram suas atividades em manifestações exigindo o atendimento de quatro itens da pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano, cuja data-base começou em abril. Em estado de greve, os copasianos reivindicam ganho real, fim do porte salarial, lucro igual para os acionistas e correção da tabela salarial.
Segundo Marcelo Ferreira diretor do Sindágua no Vale do Aço, a pauta de reivindicações tem cerca de 40 itens, mas o carro-chefe são os quatro itens eleitos como prioritários. “O fim do porte salarial significa trabalho igual, função igual e salário igual. Outra questão é que, por lei, a Copasa deveria destinar aos acionistas 25% do seu lucro, mas um acordo com o atual presidente da empresa estabeleceu 35%. Estão tirando da Copasa 10% a mais, que deveria ser investido no trabalhador ou na própria empresa”, disse o sindicalista.
Ferreira ressaltou ainda a necessidade de correção da tabela salarial. “No ano passado, tínhamos trabalhadores ganhando abaixo do salário mínimo, lutamos e com a greve conseguimos elevar nosso piso salarial para R$ 970,00. Entretanto, com esse aumento muitos trabalhadores tiveram seus vencimentos “achatados, por isso reivindicamos a correção da tabela salarial”, arrematou.

PRIVATIZAÇÃO
O candidato a deputado estadual e funcionário da empresa, Zacarias da Copasa, apóia o movimento dos trabalhadores e enfatiza ainda a necessidade da categoria se manter mobilizada contra a privatização da estatal mineira de saneamento. “Hoje a Copasa já está fatiada em várias empresas, que atuam em setores diferentes, como água mineral, saneamento e abastecimento de água. Essa é uma estratégia para facilitar a venda da estatal que é um grande patrimônio dos trabalhadores, dos mineiros e uma referência do setor em todo o País. Por isso, além da manutenção das conquistas trabalhistas, da luta pelo atendimento das reivindicações da campanha salarial, temos que ficar atentos também para a defesa deste patrimônio”, salientou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com