Esportes

Torcedores protestam contra ida do Ipatinga para Betim

Muros do centro de treinamento amanheceram nesta segunda-feira pichados; pedidos de permanência e protesto contra atual direção     (Foto: André Almeida)

IPATINGA – A possibilidade de o Ipatinga Futebol Clube mudar de nome e trocar sua sede para a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem revoltando torcedores do time. No último sábado (17), durante partida da 37ª rodada do Brasileirão, no estádio João Lamego, que terminou com a derrota do Tigre para o Guaratinguetá por 3 a 2, torcedores da equipe do Vale do Aço queimaram camisas do time em forma de protesto. Já nesta segunda-feira (19), os muros do Centro de Treinamento do clube, localizado no bairro Cariru, amanheceram pichados. Nos escritos, pedidos para que o time permaneça na cidade e ofensas contra a atual direção do clube.

Os protestos acontecem em um momento delicado da história do Ipatinga. O time disputou neste ano a série B do Campeonato Brasileiro e se manteve nas últimas posições durante todas as rodadas. Chegou a passar dez jogos sem vencer e, a duas semanas antes do fim da competição, já estava rebaixado para a série C. Enfrentou ainda o menor público do campeonato: 37 pagantes em jogo realizado em casa no dia 16 de outubro contra o Joinville, quando venceu por 1 a 0. O time – incluindo jogadores – enfrenta ainda atrasos nos salários, que chegam a quatro meses, além da queda da arrecadação vinda dos patrocinadores.

Diante desse cenário, a direção estaria acertando a mudança do clube para a cidade de Betim. No dia 30 de outubro, o presidente do Ipatinga, Itair Machado, protocolou na Federação Mineira de Futebol (FMF) um ofício onde relatava a intenção de mudar o nome e a cidade sede do time. No documento, constava ainda o pedido de desfiliação do Betim Futebol Clube da Federação.

Em Betim, a implantação do novo time já é dada como certa pelos moradores. Um funcionário do time confirmou o pedido de desfiliação do Betim à FMF e afirmou que a decisão havia sido acertada durante reunião entre dirigentes do clube e Itair Machado. Os contatos com o presidente do Ipatinga estariam em fase adiantada.
O processo, no entanto, é mais longo do que se aparenta. A decisão de dar ou não a um time a possibilidade de mudar de nome é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Uma resolução da CBF determina que pedidos de mudanças só serão acolhidos mediante apresentação de justificativas sólidas que demonstrem benefícios para o time e também para o esporte em si. Ainda conforme a resolução, a análise do pedido do Ipatinga só será feita após a direção do clube efetuar o pagamento de uma taxa de administração à entidade, que segundo a própria Confederação, está no valor de R$ 10 mil.

A CBF afirma que a prática de troca de nome e sede traz inconvenientes para a imagem do clube, afeta a credibilidade dos times e do futebol, desmotiva o torcedor e afasta patrocinadores. Na entidade, ainda não há pedido formal protocolado nesse sentido.

A Confederação também é a responsável por definir a competição que o clube irá disputar no próximo ano. Amanhã, os times do Estado que disputarão o módulo II do Campeonato Mineiro 2013 – entre eles o Ipatinga – se reúnem na sede da FMF, em Belo Horizonte, para definirem os detalhes da próxima edição do Estadual.

DISPUTA

De acordo com a FMF, até o presente momento, o Ipatinga não pode efetuar nenhuma mudança porque ainda está na disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o time realiza sua última partida pela competição, jogando contra o América Mineiro, às 21h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
A assessoria do Ipatinga afirmou que o presidente Itair Machado irá se pronunciar sobre o assunto somente na próxima semana e que nem jogadores nem comissão técnica sabem ao certo o futuro do time.

BETIM F.C.
Fundado há seis anos, o Betim Futebol Clube disputou este ano apenas campeonatos estaduais de base – infantil, juvenil e juniores. O clube encerrou suas atividades no início deste mês e fechou seus portões. Na cidade, boatos dão conta que ida do Ipatinga para Betim estaria associada à vitória de Carlaile Pedrosa (PSDB) para a prefeitura da cidade, que ainda não possuía um clube profissional formado por atletas adultos – quem ocuparia este lugar seria o Ipatinga.

Alheios aos protestos e boatos de mudança, os jogadores do Tigre vêm realizando sua sequência de treinos normalmente. Nesta segunda, o grupo esteve no Lamegão para treinamento, agenda que deve se repetir na terça e quarta-feira. Na quinta, a equipe viaja para a capital mineira onde enfrenta, na sexta, o América Mineiro em jogo válido pela última rodada do Brasileirão. O Ipatinga, que está em penúltimo lugar na tabela, ainda corre o risco de terminar na lanterna, caso perca na sexta-feira e veja o Grêmio Barueri, último colocado, vencer o Guaratinguetá em jogo a ser disputado no domingo.
 


Último jogo do Ipatinga na cidade em que nasceu foi marcado pela derrota por 3 a 2 contra o Guaratinguetá

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com