Nacionais

Timóteo tem palestras, blitz e atividades no Parque Rio Doce

TIMÓTEO – Várias atividades estão sendo realizadas neste mês em comemoração ao Dia da Árvore – 21 de setembro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, em parceria com entidades, instituições e empresas.

Entre as intervenções previstas, estão sendo feitas nas escolas a distribuição de cartilhas sobre a Campanha de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais e repasse das informações sobre as atividades da programação. Hoje (20), será realizada uma palestra com os servidores lotados nas secretarias de Obras, Habitação e Defesa Civil; Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, e do Departamento de Medicina do Trabalho sobre proteção das matas e prevenção a incêndios.

Também hoje, uma blitz ecológica está prevista para acontecer em frente ao cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria. Serão distribuídas aos motoristas mudas de árvores nativas. A atividade, coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente da PMT, tem a participação da PM Ambiental, Oikós, IEF e Aperam.

PARQUE
No Dia da Árvore (21), será promovida a segunda edição de “Contos e Causos no Parque Estadual do Rio Doce e entorno” pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Associação Amigos do Parque Estadual do Rio Doce. O evento acontecerá às 18h no restaurante do Parque, considerada a maior reserva de mata atlântica contínua de Minas Gerais. Na ocasião, contadores de histórias e populares da região apresentarão causos de pescaria, da roça e de acontecimentos pitorescos relacionados à reserva e ao seu entorno.

As comemorações incluem ainda a realização do XVIII Seminário de Terapias Naturais – “Alimentação saudável, consumo consciente” pelo Instituto Vita. O encontro acontece no dia 21, no horário de 13h às 17h, na sede da entidade, na rua Bulgária, 84, Ana Rita. Encerrando a programação, haverá uma grande ação social intitulada “Integrando com o Parque”, a ser realizada no Centro de Visitantes do Macuco, no dia 28, de 8h às 11h.

MACUCO
A comunidade está sendo convidada a celebrar a data com muitas atividades educacionais, culturais, recreativas e sociais. As crianças poderão se divertir com pintura na pele, oficinas de brinquedos reciclados ministrada por Andréa Torres, técnica ambiental do Instituto Vita, e de jogos educativos com o grupo Mateiros do Vale. Haverá apresentações culturais com a Banda de Música da Fundação Emalto e o 80º Grupo de Escoteiros Jequitibá.

Serão oferecidos serviços de salão de beleza de manicure, pedicure e corte de cabelo disponibilizados pelo Projeto Social Caravana da Paz. O Centro de Visitantes do Macuco receberá ainda um stand com apresentação dos programas e atividades das secretarias de Saúde e Educação, Copasa e Polícia Militar.


Em Coronel Fabriciano, ações conscientizam sobre preservação
FABRICIANO
– No dia 21 de setembro (sábado) é comemorado o Dia Mundial da Árvore. Para celebrar a data, a Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza, nesta sexta-feira (20), uma blitz educativa para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. A atividade será realizada, a partir das 9h, na avenida Magalhães Pinto, próximo a antiga Rodoviária, no Melo Viana. A blitz contará com o apoio do 58º Batalhão da Polícia Militar e alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica São Carlos.

Durante a ação educativa haverá a distribuição de mudas de árvores e dicas para preservação do meio ambiente. “As árvores colaboram no combate à poluição, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, para a redução do calor e a incidência direta de raios solares. Também ajudam a reter as águas das chuvas, diminuindo a ocorrência de enchentes”, destaca a gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Lucília Gomide.

PODA DE ÁRVORES

A gerente também orienta a população sobre os procedimentos corretos para poda e supressão (retirada) de árvores em espaços públicos e privados. De acordo com o decreto municipal nº 3.554, artigo 64, para a realização dos procedimentos é necessária prévia autorização ambiental da Administração. Além de solicitar a autorização do serviço, os moradores devem respeitar o calendário de coleta, que é realizado por setor.

A solicitação de poda ou supressão de árvores deve ser feita na Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. “Por meio do pedido, agendaremos a visita de um técnico de Meio Ambiente que fará a vistoria necessária. E, a partir desse relatório, emitiremos a autorização”, detalha Lucília Gomide. Mais informações pelo 3846-7775.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com