Cidades

Timóteo reinaugura Feira do Timirim

O espaço cultural ganhou o nome de “Agenor e Clotilde”, em homenagem ao casal mais antigo de feirantes

 

TIMÓTEO – A Feira Livre do Timirim teve uma programação especial no último domingo, Dia das Mães. Os clientes, que habitualmente prestigiam a feira toda manhã de quinta e domingo, encontraram o local lotado e puderam curtir uma boa música ao vivo, ao som dos músicos Zezinho Sorriso, Jorge Augusto e Moises Godoy.
O motivo foi a inauguração da nova estrutura daquele tradicional ponto de encontro, que foi reformado pela Prefeitura de Timóteo.
Estacionamento rotativo 45 graus, reforma dos banheiros, construção de bares, peixarias e aviários em alvenaria, estacionamento privativo para feirantes, criação de mais quarenta vagas para novos comerciantes fazem parte das alterações.
Além das mudanças na estrutura física do local, os feirantes também passaram por uma capacitação e receberam novos equipamentos como barracas, estufas, freezers, balanças e calculadoras. As obras de revitalização da feira livre foram executadas pela Construtora Andrade e Teixeira Ltda. A administração municipal investiu R$ 130 mil com recursos próprios e R$ 128 mil de recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Na opinião do prefeito Sérgio Mendes (PSB), é preciso investir no que já se tornou um patrimônio turístico, e que, principalmente, representa grande parte da renda da agricultura familiar do município. “Estamos cuidando da estrutura e da aparência da tradicional feira, o que reflete diretamente na melhoria para os pequenos produtores”, destacou o prefeito.
O presidente da Aciati, Hillér Félix, elogiou a iniciativa. “Essa revitalização vai democratizar mais o espaço e abrir vagas para novos feirantes. Para o comércio da cidade isso é muito importante. É um ponto cultural da cidade que existe há mais de 30 anos, onde as pessoas se reúnem aos domingos e quintas-feiras não só para comprar, mas para bater papo e interagir uns com os outros”, lembrou Hiller.

ESPAÇO CULTURAL
A Nova Feira do Timirim agora conta também com um espaço cultural, que ganhou o nome de “Agenor e Clotilde”, em homenagem ao casal mais antigo de feirantes. “Estamos muito felizes, não só com a homenagem, mas também com as reformas que foram realizadas na feira. Foram feitas muitas melhorias que há décadas esperávamos”, comemorou senhor Agenor.
O casal, que tem seis filhos, trabalha há mais de 30 anos na Feira do Timirim. No princípio eles trabalhavam com a venda de bebidas, mas há 15 anos mudaram de ramo e, atualmente, comercializam salgados, pastéis, caldo de cana e o famoso biscoito de polvilho.

SERVIÇO
A Feira Livre do bairro Timirim é uma das mais antigas e tradicionais do Vale do Aço, fundada em 1975, na mesma área onde funciona até hoje todas as quintas-feiras e domingos, a partir das 5h da manhã.
Na época da sua criação, quase 90% dos comerciantes atuava no ramo de hortifrutigranjeiros. Hoje, a atividade é mais diversificada, incluindo, além disso, a venda de artesanatos locais, plantas, doces caseiros a utensílios domésticos, entre outros produtos.


Além das mudanças na estrutura física do local, os feirantes também passaram por uma capacitação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com