Cidades

Timóteo reforça ações contra a gripe influenza

Secretário de Saúde anuncia reforço da equipe da UPA, força-tarefa e prorrogação de datas para a vacinação contra a gripe influenza

TIMÓTEO – Durante uma live realizada na quarta-feira (29), o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais anunciou uma série de medidas de enfrentamento ao vírus da gripe influenza. A primeira delas é a realização nesta quinta-feira, 30 de dezembro, de uma força-tarefa para reforçar a vacinação contra a gripe influenza. A vacinação ocorrerá de 8h às 12h no Centro de Saúde João Otávio (Avenida 20, nº 136), no Bairro Olaria II. A vacinação é exclusivamente contra a gripe.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, além da campanha deste dia 30 no Centro de Saúde João Otávio, o Município irá prorrogar a vacinação contra a influenza até o dia 28 de janeiro de 2022 nas unidades de saúde da Sede, Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Primavera, João XXIII e Timotinho.   Dessa forma quem ainda não recebeu a dose da vacina neste ano de 2021 pode procurar o Centro de Saúde João Otávio nesta quinta-feira ou as unidades de saúde mencionadas a partir de segunda-feira, dia 3 de janeiro.

URGÊNCIA

Para os casos de urgência, pessoas com sintomas gripais fortes, devem procurar a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, no Bairro Primavera, ou o Hospital e Maternidade Vital Brazil, no Timirim. Em face do aumento considerável de casos da gripe influenza, as duas instituições reforçaram as respectivas equipes para o atendimento aos moradores que tenham casos graves da doença.

Eduardo Morais aproveitou para alertar a população sobre o atendimento nesse momento em que se verifica a elevação de casos da doença em toda a região. “Contamos com a sensibilização dos moradores no sentido de procurar uma unidade de saúde para se vacinar, haja vista que não somente no Vale do Aço como em toda Minas Gerais foram registrados aumentos significativos de casos da influenza”, disse.

CUIDADOS

O secretário lembra que os cuidados para evitar a influenza são semelhantes aos da Covid-19: “usar máscara cobrindo o nariz e a boca, evitar aglomeração, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool 70%”. E também recomenda que no caso de sintomas gripais leves o indivíduo deve tomar bastante água para ajudar a hidratar o corpo e expulsar o vírus.

ESPERA

O grande desafio nesse momento, com a demanda elevada, é que o tempo de espera para atendimento de casos mais graves na UPA e no HMVB também aumentou. “Nesse momento não vai faltar empenho da nossa parte para garantir o atendimento a todos. Mas é importante salientar que temos um protocolo a seguir onde as urgências e emergências têm prioridade. Então, pedimos a todas as pessoas que tenham responsabilidade pensando na família, nas crianças e nos idosos. Vamos continuar com as medidas protetivas e, assim, evitar a transmissão do vírus”, enfatizou o secretário de Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com