Cidades

Timóteo recebe mais uma médica de Cuba

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – O município recebeu mais uma médica cubana para reforçar o atendimento de Saúde da Família. Anisiel Delgado Martinez, 31 anos, tem experiência de sete anos em Medicina Integral, trabalhando com atenção primária da saúde. Ela veio por meio do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, e vai atender na Unidade do bairro Timotinho.

Anisiel Martinez chegou na última quinta-feira (5), e disse que gostou da cidade logo à primeira vista. Ela é a terceira profissional designada pelo Ministério da Saúde. Antes dela, Timóteo recebeu o médico Márcio Barros, clínico brasileiro que atende na Unidade do Centro Sul, e a também cubana Esperanza Bledman Sosa, que desde o mês passado trabalha na Unidade de Saúde do distrito de Cachoeira do Vale.

Nascida em Cuba, antes de vir para Timóteo, Anisiel trabalhou dois anos na região de Gavilanes, uma área de difícil acesso, localizada na província de Sancti Espíritus, a 30 Km de Fomento. “Era uma área rural, entre montanhas, e eu era a única médica que atendia no posto de saúde”, lembra Anisiel. Ela atuou também por mais de três anos no programa materno-infantil em Santa Teresa del Tuy.

EXPERIÊNCIA
Apesar da pouca idade, sua experiência já revela grande maturidade profissional ao mencionar que a formação de um médico cubano tem como premissa básica a solidariedade com outros países. “Como profissional, tenho que ter compromisso de prestar serviços dentro e fora do meu país”, justifica.

Questionada sobre o que é mais difícil e o mais fácil em seu trabalho, ela logo explica: “Difícil é ter um paciente com urgência médica e não ter a certeza se ele vai ser atendido rápido. O mais prazeroso é a possibilidade de proximidade com os pacientes e seus familiares”, revela.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com