Cidades

Timóteo promove luta antimanicomial e contra exploração sexual da criança

Saúde Mental e Centro de Referência Especializado da Assistência trabalham duas frentes de luta

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal mobilizará a comunidade no período de 13 a 17 de Maio para conscientizar sobre a Luta Antimanicomial e o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia nacional destas duas frentes é lembrado em 18 de Maio, sendo abordados de forma conjunta pelas secretarias de Saúde e Assistência Social.

A Campanha “Nossa Luta é Plural”, promovida pelo Serviço de Saúde Mental e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), é marcada pela luta incessante dos trabalhadores e usuários que têm suas vidas atravessadas pela violência, preconceito e exclusão.

ENFRENTAMENTO

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosanna Borges Moura, não existem soluções definitivas para lidar com estas realidades, mas uma parcela da sociedade sofre com a discriminação social, a segregação, o asilamento, o silenciamento do sujeito e a revitimização. “Queremos então convocar todos os envolvidos, como família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia, para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual na promoção e comprometimento do desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, e, ainda, com a luta antimanicomial nos posicionando contra toda lógica de intolerância e de segregação que durante séculos manteve as pessoas com sofrimento mental excluídos do campo dos direitos de cidadania”.

LUTA PLURAL

A Campanha “Nossa Luta é Plural” vem informar à população sobre as formas de denúncia e o serviço de apoio às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e suas famílias e, ainda, sensibilizar e conscientizar a população sobre as formas de cuidado em liberdade e divulgar as atividades dos serviços existentes no município, destinados a este fim, entre outros objetivos

A programação do município terá início no dia 13 de Maio, com oficina sobre os temas para profissionais da Educação, das 12:30h às 17:30h, no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI). A oficina terá como palestrante a psicóloga especialista em clínica psicanalítica nas instituições de Saúde, Edwirges de Oliveira Neves. Nos dias 14, 15 e 16 de Maio, o tema será desenvolvido nos territórios por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para grupos com diferentes faixas etárias.  No dia 17 de Maio, está prevista uma ação na Alameda 31 de Outubro com rua 26 de Janeiro, no Centro Norte, de 9h às 11h, com Tenda Informativa, apresentação da Banda da Polícia Militar, distribuição de material educativo, pintura de rosto, algodão doce e pipoca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com