Cidades

Timóteo presta homenagem a benfeitores

A “Medalha Didico Araújo” foi criada com o intuito de prestar homenagem às pessoas que participaram da construção da história do município

 

TIMÓTEO – Na véspera do aniversário de 48 anos de Timóteo o prefeito Sérgio Mendes (PSB) vai entregar a “Medalha Didico Araújo” a alguns benfeitores de diversas áreas públicas e privadas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O nome da medalha foi escolhido em homenagem ao primeiro prefeito da cidade, o senhor José Antônio de Araújo, conhecido como Didico Araújo.
Este ano, serão agraciados com a medalha a senhora Maria da Conceição Aparecida e os senhores Manoel Felix de Souza, Geraldo dos Reis Ribeiro, Newton de Almeida, Argental Ferreira da Silva e José Brasil. Seguindo o que determina o decreto nº 4194/2011, os homenageados foram escolhidos através de uma Comissão Especial de Agraciamento.
“A “Medalha Didico Araújo” foi criada com o intuito de prestar uma homenagem às pessoas que, de alguma maneira, participaram da construção da história do município, seja na área cultural, religiosa, econômica ou social. São cidadãos que servem como exemplo para todos nós pelo seu passado, mas, sobretudo, por permanecerem atuantes em nossa comunidade com projetos e ações de cidadania. São pessoas que engrandecem a nossa cidade”, destaca o prefeito Sérgio Mendes.

DIDICO
José Antônio Araújo nasceu no dia 9 de fevereiro de 1919, em Marliéria, Minas Gerais, e viveu nesta cidade até os 25 anos. Em 1945 a Acesita contratava operários para a construção de casas para seus empregados. Obviamente muitos se inscreveram, menos ele, que analisando a terra de boa qualidade do terreno que o pai comprara, preferiu fazer telhas para as casas que iriam ser construídas. José Antônio começou então com a produção de telhas e isso logo chegou ao conhecimento da empresa que, devido à qualidade do produto, encomendou na época 30 mil unidades. Assim, começou o primeiro negócio da sua vida.
A siderúrgica estava atraindo muitas pessoas para a região que, na época, não tinha nenhum comércio que vendesse cereais, ferramentas e utensílios. E assim, mais uma ideia tomava a cabeça de José Antônio: a de montar um armazém. Para tanto, viajou a cavalo por um trecho e completou a viagem na carroceria de um caminhão até a cidade de Dom Silvério. Dias depois chegou a Timóteo com 20 animais, que transportavam as mercadorias. Nascia assim o “Armazém do Didico”, com variedades de produtos que, até então, não havia na região. Tudo era embalado em sacolas de papel. Uma novidade para a época.
Mais tarde veio a ideia de oferecer tecidos, confecções e perfumaria. Didico decidiu colocar estes novos itens em um anexo ao cômodo do armazém. Em seguida acrescentaram plásticos, calçados, colchões, etc… A loja foi dando certo e o armazém desacelerando, surgindo assim a ‘Casa Araújo’.
Anos mais tarde ele se casou com Abigail Torres de Araújo, com quem teve nove filhos.

POLÍTICA
Paralelo à vida de negócios, crescia um desejo de melhoria para o pequeno povoado, pertencente a Coronel Fabriciano. Melhoria essa que ocorreria com a emancipação político-administrativa. Começou então um movimento no distrito, em que fazendeiros, comerciantes, carroceiros, todos iam a Belo Horizonte discutir a possibilidade de emancipação com o governador Magalhães Pinto. Os custos das viagens eram divididos entre eles. Foram muitas viagens e diversos relatórios pela tão sonhada emancipação.
Enfim, em 29 de abril de 1964, aconteceu o momento tão esperado pelos moradores: a emancipação de Timóteo. Neste momento as lideranças precisavam organizar estrutura a física e administrativa do município. Então, mais uma vez, fazendeiros e comerciantes compraram, do próprio bolso, o gabinete do prefeito. Toda parte legal da época foi feita pelo recém-formado advogado Ezio Assim Bowen.
Em 1965 houve eleições diretas e José Antônio Araújo, seu Didico, foi eleito o 1º prefeito, que governou até 1967. Ele faleceu em 2010, aos 91 anos de idade.

As realizações de seu Didico, como 1º prefeito do município:
* Implantação da Escola São Sebastião;
* Implantação do sistema de telefonia;
* Pavimentação asfáltica, ligando a sede do município ao centro comercial;
* Liderou o mutirão da construção da Igreja Católica “São Sebastião”.
* Em 1973 colaborou com a implantação da Fundação de Ação Social de Timóteo – FAST (gestão do Prefeito Jésus Martins).
* Em 1977 foi membro fundador do Lions Clube de Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com