Cidades

Timóteo mobiliza equipes

TIMÓTEO – Funcionários da Defesa Civil e da Secretaria de Obras de Timóteo tiveram muito trabalho nesta quinta-feira (12), durante todo o dia, por causa das fortes chuvas que castigaram a cidade desde a madrugada. Até as 14h, aproximadamente 50 chamadas foram atendidas pela Defesa Civil, que atua em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Deslizamentos de terra e de pedras, obstrução de vias públicas, quedas de árvores e ameaças de desabamentos mobilizaram a Defesa Civil e a Secretaria de Obras desde o início da manhã, e até o início da tarde, boa parte dos problemas já havia sido resolvida. Vários setores da Prefeitura de Timóteo estão de prontidão diante do alerta meteorológico de que os próximos dias serão de intensas chuvas.

DESLIZAMENTOS
A maioria das ocorrências registradas pela PMT diz respeito a deslizamentos de terra, mas sem maior gravidade. “Felizmente, fora a sujeira, os danos materiais foram pequenos e não houve nenhuma vítima”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Timóteo, Delmando Luiz Amorim.

De acordo com Amorim, o volume de água que atingiu a cidade desde a madrugada desta quinta-feira chega a aproximadamente 40 milímetros. Ele alerta que a previsão é de que, até o fim de semana, o total de chuva fique entre 100 e 150 milímetros. “Quem mora em área de risco ou à beira de barrancos deve ficar atento. A qualquer sinal de problema, é melhor desocupar o imóvel e procurar um abrigo seguro”, recomenda o chefe da Defesa Civil.

ESTRAGOS
Entre os locais atingidos pela chuva desta quinta-feira em Timóteo está o bairro Recanto Verde, onde houve um deslizamento de terra nos fundos de uma residência da rua Manacá, no acesso ao Recanto do Sossego.

Na rua 20, no bairro Ana Moura, um deslizamento de terra atingiu uma casa e espalhou grande quantidade de lama. Outro deslizamento, resolvido algumas horas depois, aconteceu na rua Uruguai, no bairro Santa Cecília.
Houve deslizamentos de terra provocados pelas chuvas também no bairro Petrópolis, Pedra Linda, Bela Vista e no bairro Limoeiro, onde o trânsito ficou parcialmente comprometido por algumas horas.

IRREGULARIDADES
Delmando Amorim explicou que, além da chuva forte, os problemas foram causados por uma série de fatores, a começar por construções irregulares à beira de barrancos ou à margem de cursos d’água. Para evitar novos problemas, ele recomendou que a população evite fazer cortes e movimentação de terra nesse período. Sua principal recomendação é que, ao menor sinal de risco de deslizamentos ou inundações, o imóvel seja desocupado. Moradores que tiverem problemas causados pelas chuvas podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 3847-4783, a Polícia Militar, pelo fone 190, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

Nível do rio Piracicaba sobe quase dois metros
O nível do rio Piracicaba, na altura do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, subiu 1,80 metro nesta quinta-feira (12), em consequência da forte chuva que atingiu a cidade durante todo o dia. Apesar do aumento do nível, o coordenador da Defesa Civil de Timóteo, Delmando Luiz Amorim, disse que a situação está sob controle.

A Defesa Civil faz um monitoramento permanente do rio Piracicaba. Esse controle é feito com base em informações colhidas em trechos do rio e dados repassados por institutos meteorológicos, pela Vale e pela Cemig. O controle é feito em toda a bacia, o que permite, em caso de urgência, a mobilização da população ribeirinha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com