Cidades

Timóteo implanta programa de saúde bucal nas escolas

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo lançou o Projeto Cuidar: Sorriso Infantil, um programa de saúde escolar para promover ações educativas e preventivas. O programa prioriza o atendimento aos 4.701 estudantes das escolas municipais, nas faixas etárias de 4 e 5 anos, da educação infantil e 6 a 12 anos, do ensino fundamental.

Os profissionais da saúde – odontólogo e auxiliar – visitam as escolas e fazem a triagem dos alunos por meio de uma avaliação da saúde bucal. Os estudantes também recebem orientações sobre os cuidados com a saúde oral. Numa segunda fase é feito o agendamento para atendimento das crianças nos consultórios de referência, seguindo critérios de localização das escolas e as Unidades Básicas de Saúde.

O atendimento é feito, preferencialmente, em turno alternado ao horário de aula, na 2ª, 4ª e 6ª-feira. O programa de aplicação tópica de flúor será incorporado gradativamente ao projeto, sendo executado simultaneamente ao processo de visitas às escolas para triagem dos alunos.

De acordo com Ramon Ulhôa de Araújo, coordenador da seção de odontologia, espera-se queda nos índices de cárie. “A expectativa é que consigamos o controle da saúde bucal e consequente atuação direta na queda dos índices de cárie”, afirma.

Ramon destaca ainda que o projeto foca o atendimento às crianças, sem deixar de atender o restante da população. “Esse projeto é importante porque volta sua atuação com ênfase na educação em saúde bucal e atendimento às crianças, contudo sem deixar os jovens e adultos sem cobertura de atendimento, que será na 3ª e 5ª feira. Assim espera-se alcançar uma saúde bucal equilibrada no município”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com