Cidades

Timóteo implanta programa Agente Municipal de Trânsito

(Crédito: Divulgação PMT)

TIMÓTEO – Organizar e melhorar a segurança no trânsito, reduzir os riscos de acidentes e fazer cumprir a legislação. Com esses objetivos, a Prefeitura de Timóteo acaba de implantar o Programa Agente Municipal de Trânsito. A iniciativa já está nas ruas de Timóteo deste o dia 29 de setembro, com a atuação de nove agentes municipais de trânsito. Inicialmente, o trabalho é realizado em caráter educativo, mas a partir da segunda quinzena de outubro os agentes aplicarão as notificações definidas no Código Brasileiro de Trânsito para quem desrespeitar a legislação.

“Os agentes de trânsito municipais são servidores responsáveis pela fiscalização do trânsito na cidade. Eles ajudarão a monitorar para que o trânsito seja um espaço onde pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos tenham uma boa convivência, diminuindo o risco de acidentes. Eles irão atuar onde for necessário para auxiliar na fluidez do trânsito e na aplicação de multas por infrações de circulação, estacionamento e paradas irregulares”, explica o secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Públicos, Marinho Teixeira.

Ele lembra que é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivas de trânsito dos municípios promover a educação para o trânsito, cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas existentes, dentro de suas atribuições. E, também, planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, promover o desenvolvimento da circulação e da segurança dos ciclistas, implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos e o controle viário. “Com dessas atribuições, decidimos efetivar o programa Agente Municipal de Trânsito, contribuindo para educar, orientar e cumprir as leis de trânsito”, justifica Marinho Teixeira.

O programa funciona em nível municipal em parceria com o serviço prestado pela Polícia Militar. “Temos uma excelente parceria com a Polícia Militar, que tem uma atuação relevante nessa área, e vamos mantê-la. Na prática, nosso programa amplia as atividades já desenvolvidas na área de trânsito, quer seja as educativas como a Transitolândia, vinculada à Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, Fundação Aperam Acesita, Rotary Club e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. E também as punitivas como blitzen e fiscalização rotineira da Polícia Militar”, destaca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com