Nacionais

Timóteo faz festa de 53 anos com o coração e a razão

TIMÓTEO – O município vai comemorar o seu 53º aniversário de emancipação político-administrativa com uma programação variada no mês de abril, englobando atividades esportivas, culturais, sociais e de saúde. A data oficial do aniversário é comemorada no dia 29 de abril, mas as festividades serão abertas no dia primeiro, prosseguindo até o final do mês.
“Este é um mês de celebrações para todos os cidadãos de Timóteo, os filhos desta terra e aqueles que a adotaram para viver. Nossa cidade ostenta o título de Capital do Inox, o primeiro lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Leste de Minas e possui excelentes condições de infraestrutura. É uma cidade acolhedora e próspera”, salienta o prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário Torres, frisando que o município tem potencialidades e capacidade para se manter como referência regional e estadual em qualidade de vida e desenvolvimento econômico. “Nossa diferença em relação aos demais governos que nos antecederam é o planejamento e este planejamento pressupõe uma que chamamos de “PP” – Primeiro as Pessoas”, destaca Hilário.

DESCONTINUIDADE
O prefeito ressalta que, como todos os municípios brasileiros, a cidade enfrenta os desafios da crise econômica que assola o país. Além da crise nacional, infelizmente Timóteo sofreu ao longo dos anos com a falta de continuidade das políticas públicas.
“Iniciamos o mandato com vários problemas, principalmente, nas áreas de limpeza pública, saúde, infraestrutura e pagamento de servidores. Enfrentamos as dificuldades trabalhando com seriedade e planejamento, priorizando as ações que afetassem diretamente à comunidade. E neste quarto mês de governo, temos orgulho em dizer que estamos colocando a casa em ordem e que a população já comemora melhorias em todos os setores”, afirma Dr. Geraldo Hilário.

GESTÃO PÚBLICA
A gestão pública deve ser construída com base em três pilares: liderança, conhecimento gerencial e conhecimento técnico. A partir dessa premissa, a Prefeitura de Timóteo inova ao propor uma administração com foco no planejamento estratégico, que busca cada vez mais aprimorar o sistema de gestão e as ferramentas para aplicar da melhor maneira possível os recursos disponíveis arrecadados pelo município.
“Nosso slogan é “Primeiro as Pessoas”. Nosso trabalho está voltado para a humanização da gestão pública, com a valorização dos profissionais e o respeito aos usuários/contribuintes. Além de cuidar do ser humano, buscamos uma mudança cultural na gestão pública com novas práticas que aumentem a eficiência dos serviços públicos, trazendo benefícios para a sociedade”, expõe o prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário Torre, acrescentando que, cada vez mais, os gestores públicos terão que se ater aos limites dos escassos recursos orçados e otimizarem a aplicação desses recursos em políticas que atendam efetivamente as necessidades da população.

CORAÇÃO E RAZÃO

Em relação às comemorações, o prefeito cita que a programação foi realizada com o coração e a razão. “Tentamos viabilizar atividades que contemplem os nossos talentos regionais e que atinjam o maior número de pessoas em todos os bairros. São artistas e esportistas de nossa cidade e região de muito valor que merecem o apoio do poder público”, comenta o prefeito.

 

Festa terá mais de 30 atrações

Atividades alcançam todas as faixas etárias, que terão acesso a eventos esportivos, sociais e culturais

A Prefeitura de Timóteo preparou uma ampla programação festiva em comemoração ao 53º aniversário do município. As atividades são voltadas para todas as faixas etárias que poderão assistir e participar de eventos culturais, esportivos e sociais. São mais de 30 atrações, que valorizam os talentos locais e regionais, com o ponto alto marcado pelas festividades do dia 29 de abril, data oficial do aniversário da cidade.

HUMANIZAR

O evento “Grande Aula do Programa Humanizar” abre a programação no dia 1º de abril, no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, Centro Norte. A Secretaria de Saúde de Timóteo disponibilizará profissionais para fazer aferição da pressão arterial e medição da massa corporal (peso e altura) dos alunos de 7h às 9h. Logo em seguida, de 9h às 10h, os participantes do programa farão uma “Grande Aula”, com atividades de alongamento e exercícios físicos . Voltado para a terceira idade, o Humanizar pertence à Secretaria de Educação e Cultura e atende cerca de 1500 pessoas em 13 núcleos espalhados pelas regionais.
Também no dia 1º de abril, de 14h às 18h, no Ginásio Coberto, será realizada a Praça da Cidadania, que oferecerá um mutirão jurídico de orientação à comunidade, além de serviços de corte de cabelo. No mesmo espaço, no dia 02, de 9h às 11h, será realizada uma apresentação das academias de Fitness de Timóteo.

ESPORTES
Nas comemorações do aniversário, estão programadas atividades esportivas no Ginásio Coberto, incluindo campeonatos de Voleibol (dia 07), de Futsal (8), de Handebol (9) , a Semana de Artes Marciais/ Festival Kids de Jiu Jitsu (de 10 a 14 de abril) , o Campeonato de Karatê (15 e 16) e a 24ª Copa Mirim e Pré Mirim do Aniversário de Timóteo (20 a 23). Além de Passeio Ciclístico ao Pico do Ana Moura (23), com saída às 8h da Praça 1º de Maio, e a tradicional Corrida Rústica São Sebastião de Timóteo (29) com saída às 8h, da Praça 29 de Abril. Haverá ainda o Campeonato de Buraco e Truco, às 8h, na Praça 29 de Abril, no dia 29.
Na área cultural, a programação será aberta com a peça teatral “Via Sacra”, que será realizada na Igreja Católica do Macuco no dia 14, às 17h. No dia 28, haverá Show Gospel , às 19h, na Praça 29 de Abril. O dia do aniversário concentrará o maior número de atrações, com disponibilização de brinquedos como pula-pula, Totó Humano e Parede de Rapel; apresentação de danças urbanas com o Grupo Terp Street Dance; bolo de aniversário de 53 metros; sorteio do IPTU Premiado; Show Pirotécnico; e show musical com artistas regionais. Todas as atividades acontecem na Praça 29 de Abril.

CAVALEIROS
As comemorações prosseguem no dia 30 com a realização do Encontro de Cavaleiros e Amazonas de Timóteo, no Clube do Cavalo, do bairro Primavera; Futebol júnior Cruzeiro X Seleção de Timóteo, no campo do Acesita Esporte Clube, às 8h; Missa de Aniversário de Timóteo; show com Leslie e Laurie (The Voice Kids Brasil) e Banda Olhos de Neon, a partir das 20h, na Praça 29 de Abril.

SAÚDE

O aniversário de Timóteo terá também uma programação especial voltada para a área de saúde, considerada uma das prioridades do atual governo. De 3 a 28 de abril, será desenvolvidas ações do Programa Escovar, com orientações sobre saúde bucal nas escolas municipais; e promoção de ações de saúde nos bairros que têm academia da saúde ao ar livre. Realização de um workshop no dia 7 de abril em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, de 9h às 17h, na Rua 6 de Janeiro, no Centro Norte.
Realização do Projeto Xô Bichinho, que visa o tratamento profilático de verminoses, voltado para escolas municipais, com início no dia 17. Haverá palestras com o tema Atenção à Saúde do Homem nas unidades básicas de saúde , de 17 a 27 de abril; e mutirões de exame preventivo (Papanicolau), no dia 19, no horário de 17h às 21h, em unidades de saúde. A Secretaria de Saúde irá descentralizar o serviço de sutura, ampliando para as unidades de saúde de Cachoeira do Vale, Timotinho, Alegre e da Sede na primeira quinzena de abril. E, no dia 29h, será desenvolvida a atividade “Tenda da Saúde” com profissionais de saúde, de 8h às 12h, na Praça 29 de Abril.

PROGRAMAÇÃO
A programação completa será disponibilizada na próxima semana no site da Prefeitura de Timóteo, www.timoteo.mg.gov.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com