Cidades

Timóteo celebra Dia da Árvore com plantio e seminários

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal realizou plantio de mudas no campo do bairro Alphaville nesta quinta-feira (19), junto com a associação de moradores e parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental. “A ação visa oferecer maior conforto térmico àquela comunidade”, de acordo com Lucília Moraes, subsecretária de Meio Ambiente.

O plantio de mudas acontecerá também na área da feira livre do Timirim no próximo dia 20, a partir das 9h. As árvores, além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global, fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse.

CONCURSO

A programação do Dia da Árvore inclui o lançamento de concurso de desenho nas escolas para criação da logomarca do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) no dia 20 de setembro e Seminário de Resíduos Sólidos (dia 24/09, 9h, Casa Ambiental) com intuito de ampliar a coleta seletiva no município. No dia 26, Seminário de Fortalecimento dos Conselhos APA e CODEMA, às 9h, no CEFET.

ICMS ECOLÓGICO

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo realizou na última segunda-feira (16), na sala de reuniões da Prefeitura, um encontro técnico sobre “Fator de Qualidade Parque do Rio Doce – Recursos obtidos pelos investimentos”.

Estiveram presentes ao encontro o secretário de Planejamento Fabrício Araújo; o diretor do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) Vinícius Assis e equipe do Meio Ambiente para discutir as alterações da nova  Deliberação Normativa 232 do COPAM, de fevereiro/2019.

O município que já realiza investimentos no PERD terá de se adaptar às exigências da deliberação para manter os recursos do ICMS Ecológico, melhorando a qualidade dos serviços.

O ICMS Ecológico distribui parcela mensal da receita do ICMS aos municípios mineiros de acordo com diversos fatores de habilitação definidos na Lei Estadual nº18.030/2009. Um desses critérios é o Meio Ambiente que é subdividido nos subcritérios: Saneamento, Unidades de Conservação e Mata Seca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com