Cultura

Timóteo celebra a Festa do Rosário

TIMÓTEO – No último dia 28 foi comemorada a festa de Nossa Senhora do Rosário. As celebrações religiosas tiveram início na quinta-feira, dia 25, e se estenderam até o domingo. “A Festa do Rosário é um momento de devoção para aquelas pessoas que alcançaram graças e querem agradecer. É uma tradição mantida pelo povo da cidade de Timóteo”, ressalta o padre Sérgio Henrique, destacando que a comunidade participou ativamente das festividades.

A Festa do Rosário foi aberta com o tríduo na Matriz São Sebastião. No dia 27, houve concentração dos guardas do Reino do Rosário e Congado de São Sebastião, com encerramento do tríduo e levantamento da bandeira Mão Sagrada de Nossa Senhora do Rosário.

No domingo (28) as atividades começaram logo cedo, com a alvorada. Houve acolhida das caravanas, com um café comunitário, seguido do bate-caixa. A cerimônia prosseguiu com a concentração em frente ao Clube Choupana, com a participação das guardas (Catopese Folia de Reis, das cidades de Montes Claros, Tarumirim, Marliéria, Congado São Sebastião e Guarda de Moçambique Reino do Rosário de Timóteo).

Na sequência, foi realizado o recolhimento do Reinado, com o início da procissão, passando pela avenida Jorge Dias Duarte e contornando a Praça 29 de Abril, com destino à Matriz. O cortejo entrou com as imagens de Nossa Senhora e São Sebastião, o padroeiro de Timóteo. Em seguida foi celebrada a missa pelo padre Sérgio Henrique. Logo após, houve a troca das coroas recebidas pelos novos reis festeiros.

TRADIÇÃO
A Festa do Rosário é uma tradição mantida desde o tempo dos escravos. Festejo popular, o congado ou o reinado é uma dança que representa a coroação do rei do Congo e acontece em devoção a santos negros. As festas são organizadas por irmandades com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres que fazem as procissões.

Devoção e alegria marcam os festejos, que se compõem de cortejos, desfile do rei, rainha e sua corte, bandas musicais e as danças dos grupos de congado. Os instrumentos musicais utilizados são a zabumba, a caixa, o reco-reco e a gunga (uma correia afivelada nos tornozelos dos dançadores na qual estão presos alguns guizos que produzem sons ritmados conforme a dança).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com