Cidades

Timóteo adere ao Outubro Rosa

Secretaria Municipal de Saúde promove ações de rastreio dos cânceres de mama e do colo do útero

TIMÓTEO – Dentro da programação Outubro Rosa, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, promove uma série de ações de conscientização e prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e de ovário.  Com o tema: “Cuidar: Nós podemos!”, as atividades serão coordenadas pelo setor de Atenção Primária e envolverá todas as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família, parcerias com instituições, além da edição da Tenda da Saúde. A programação será marcada por ações de rastreio dos cânceres de mama e colo do útero, através de coleta de preventivo e realização de mamografias.

PREVENÇÃO

Durante o Outubro Rosa, todas as segundas-feiras haverá coleta de preventivos e exame de mamas em período integral, no horário de 7 às 19h, na UBS da Sede. Em todas as semanas de outubro, a UBS do Alegre orientará as usuárias e oferecerá exames de preventivo e de mamas às mulheres dentro da faixa etária de rastreamento. Com essas ações, a Secretaria de Saúde pretende aumentar os indicadores de exames de rastreamento nas faixas etárias específicas com maior risco de câncer. São elas: colo de útero, mulheres de 25 a 64 anos; mamas, de 50 a 69 anos. Haverá busca ativa do público-alvo promovida pelas equipes de Saúde da Família.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O exame citopatológico (Papanicolau) do colo do útero e a mamografia permitem o diagnóstico de alterações características de câncer, possibilitando resultados mais satisfatórios para o tratamento precoce. Em caso de constatação do câncer, as usuárias serão encaminhadas para o tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde.

A gerente de Atenção Primária, Daniela Veloso, destaca que a novidade da campanha Outubro Rosa foi a introdução do tema do Combate ao Câncer de Ovário. Em Timóteo, no mês de maio deste ano, foi instituída a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário (Lei nº 3.783). “Nosso objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama, colo do útero e de ovário, possibilitando o diagnóstico precoce”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Outubro Rosa foi aberta no dia 02 de outubro, com a apresentação de vídeo institucional sobre o tema para as professoras da Escola Municipal Limoeiro, que transmitirão o material em aula especial aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. E com a participação da Secretaria de Saúde, em parceria com a Academia da Saúde, no Projeto Coisas de Mãe ( feira das artes) realizado na Praça do Coreto. Na ocasião, houve realização de atividade física com aula de Zumba para o público local, aferição de sinais vitais, distribuição de panfletos de conscientização sobre o câncer de mama e apresentação do vídeo.

Na quinta-feira (7), a unidades básica de saúde do Timotinho funcionará com horário estendido, de 7h às 19h, para coleta de preventivo e atendimento da demanda por mamografia de rastreamento. A ação será em parceria com os estagiários e preceptoria da Faculdade Pitágoras. No sábado (9), será disponibilizada a Tenda da Saúde durante a realização do evento 1ª Feira e Talentos do Setor 7 (próximo da Igreja Assembléia de Deus do Macuco). Os profissionais da saúde darão orientações sobre a saúde da mulher e os atendimentos ofertados pela rede municipal. Haverá apresentação do vídeo institucional e aferição de sinais vitais, além da participação de profissionais da Academia da Saúde.

No mês de outubro, as UBS e as equipes de Saúde da Família farão a abordagem do tema junto às usuárias.  Nos dias 07, 19 e 27, no horário de 9h, a UBS do Quitandinha promove palestra sobre o Câncer de Mama, Colo de Útero e Ovários. A ação será em parceria com estagiários da Faculdade Pitágoras.

Na sexta-feira (8), a equipe de Saúde da UBS de Cachoeira do Vale promove palestra e aula de alongamento e relaxamento para mulheres convidadas. A ação terá o apoio de estagiárias de medicina da Univaço e de profissionais da Academia da Saúde.

RODA DE CONVERSA

Uma “Roda de Conversa” e atividade física serão promovidas para as usuárias da UBS do Timotinho, pela manhã do dia 13, com a participação de psicólogos da rede municipal e profissionais da Academia da Saúde. E no dia 18, o debate acontece com as usuárias da UBS do Alphaville, às 8:30, com atividades de orientação e de confraternização com distribuição de lembrancinhas. Na mesma data, na UBS do Ana Rita, o bate-papo sobre Outubro Rosa acontecerá às 8:30.

A “Roda de Conversa” terá prosseguimento no dia 20, na UBS do Bela Vista, às 14h. E, no dia 26,  as usuárias do Ana Rita participam de um bate-papo sobre cânceres de colo de útero, mama e ovários, às 8:30. Haverá palestra para a comunidade na Igreja da Assembléia de Deus do bairro João XIII, às 19h, no dia 20. Na UBS do Recanto Verde, será realizada palestra no dia 22, às 14h.

TRABALHADORAS

Com objetivo de incentivar as mulheres trabalhadoras a realizar periodicamente o exame de mama e colo do útero, será realizada palestra na empresa Thermon no dia 14, às 7h. Na mesma data, a UBS do Ana Rita promove coleta de preventivo com horário estendido de 15h às 19h,  dando oportunidade para mulheres trabalhadores realizarem o exame citopalógico.

DIA D

O ponto alto da programação será a promoção do Dia “D” do Outubro Rosa no dia 23, com a abertura no sábado das unidades de saúde para a realização de exames citopatológicos e oferta de mamografia para o público-alvo, dando prioridade no agendamento de mulheres trabalhadoras. Será apresentado o vídeo institucional nas salas de espera e esclarecimento de dúvidas pelos profissionais de saúde. As unidades funcionarão no horário de 7h às 16h. No Dia “D”, a Secretaria de Saúde promoverá a Campanha Contra Sífilis Congênita com a realização de testes rápidos para a detecção da doença e a distribuição de preservativos.

As ações prosseguem no dia 25, com a realização da Tenda da Saúde no hall da Prefeitura de Timóteo, em parceria com a Academia da Saúde. Haverá esclarecimentos sobre Câncer de Colo de Útero, Ovários e de Mamas e atividade física para o público local. Durante a Campanha Outubro Rosa, a UBS Mário de Souza dará apoio às demais unidades de saúde na ação de coleta de preventivo, às segundas e sextas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com