Internacionais

The Lancet: 40% das mortes por Covid nos EUA eram evitáveis

Um relatório publicado nesta quinta-feira 11 pelo periódico científico The Lancet apontou que cerca de 40% das mortes por Covid-19 nos Estados Unidos poderiam ter sido evitadas

EUA – O relatório afirma que caso o país tivesse tomado medidas mais duras contra a pandemia, especialmente no que diz respeito ao comportamento e influência do ex-presidente Donald Trump nos primeiros meses da disseminação da doença.

O problema, apesar de se escorar na falta de políticas voltadas ao distanciamento e uso de máscara, por exemplo, reside também na ausência de um sistema de saúde público e na queda do financiamento direcionado aos fundos que suportam hospitais sob emergência.

O relatório foi feito por membros de uma comissão própria da Lancet, que se dispôs a analisar, desde 2017, as decisões de Trump no campo das políticas públicas e da saúde.

O presidente é largamente apontado como um dos principais responsáveis pelas mais de 470 mil mortes em decorrência da doença no país. Ao menos 27,2 milhões foram infectados pelo vírus. “Donald Trump politizou a repudiou a ciência, deixando os EUA despreparados e expostos à pandemia de Covid-19”, diz o texto da comissão.

Além disso, ações do governo federal atrasaram respostas estaduais e locais ao salto de infecções. “A dependência no mercado para suprir a demanda pro equipamentos de tratamento e prevenção de Covid-19 deixou estados e hospitais competindo uns com os outros, e às vezes com o próprio governo federal, na compra de ventiladores e equipamentos”, escrevem.

A estimativa de 40% a menos de mortes foi medida em comparação com a taxa de mortalidade de outros 6 países ricos – Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido.

O contexto levantado pelos pesquisadores mostra outros problemas pré-existentes que os levaram à tragédia: entre 2002 e 2019, a porcentagem de gastos dos EUA com saúde pública caiu de 3.21% para 2.45%, a metade do observado no vizinho Canadá ou no Reino Unido.

O relatório clama ao presidente Joe Biden que revogue medidas da era Trump para mitigar a situação que a pandemia deixou no país. Entre as medidas propostas, está o aumento de impostos para os mais ricos a fim de financiar programas sociais, educacionais e de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com