Nacionais

Termômetro mostra tendência de votos na reforma da Previdência

100 são a favor, 112 apoiam parcialmente, 157 estão indefinidos e 144 são contra

(DA REDAÇÃO) – O jornal Valor Econômico está publicando diariamente o “Termômetro da Previdência”, que mostra o placar da votação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Para seguir adiante, em votação no plenário da Câmara, a PEC precisa ter 308 votos dos 513 deputados. O monitoramento diário do “Termômetro” é feito pela empresa Atlas Político.

Conforme os números desta segunda-feira (13), a proposta tem o apoio favorável de 100 parlamentares. Estes 100 são aqueles que estão dispostos a votar a aprovação integral do projeto atual do governo ou com mínimas ressalvas. O bloco dos favoráveis é composto principalmente pelo partido do presidente, o PSL, e partidos da base aliada, como Novo, Pode, Podemos, entre outros.

A PEC conta com apoio parcial de 112 deputados. Estes são os parlamentares que apoiam grande parte da proposta, mas tem restrições a alguns aspectos. Em sua maioria integram a bancada do Centrão, que reúne o DEM, MDB e PSDB.

Os indefinidos, isto é, aqueles que não manifestaram posição ou não decidiram ainda se votarão pela aprovação ou rejeição da proposta atual, totalizam 157 deputados. Em grande parte, também integram o Centrão e pequenos partidos, alguns são da base da aliada de Bolsonaro.

Outros 144 deputados da oposição estão dispostos a votar contra a proposta atual do governo ou irão se abster. Estes parlamentares são das bancadas do PT, PC do B, Psol, PDT, PSB e outros partidos de esquerda ou centro esquerda.

CRITÉRIO

Os 513 deputados federais foram contatados pelo Atlas Político por e-mail, telefone e presencialmente. Os que não responderam foram classificados como indefinidos, exceto nas seguintes hipóteses: Deputados de bancadas partidárias com posicionamentos públicos unânimes foram classificados de acordo com o consenso do partido até este momento; e deputados que se manifestaram publicamente em relação a reforma no noticiário ou nas redes sociais foram classificados de acordo com este posicionamento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com