Cidades

Tempo quente e seco continua na região

(DA REDAÇÃO) – O tempo quente e a seca no Leste de Minas vão prosseguir por mais alguns dias, mesmo com as previsões de uma frente fria atingindo a região sudeste no próximo final de semana. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, o efeito desta nova frente fria será neutralizado por um forte sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil. Este fenômeno conhecido como El Niño agrava a seca na bacia do rio Doce e no Espírito Santo.

Conforme Pegorim mesmo nas regiões litorâneas do RJ e ES, deve chover pouco. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que a média de temperatura no fim desta semana e durante a próxima no Vale do Aço deve variar entre a mínima de 23º e a máxima de 34º, com dias ensolarados ou parcialmente encobertos.

“Esse sistema deve ter uma influência muito forte sobre o Sudeste e Centroeste do País nestes próximos dias, dificultando a ação da frente fria pelo interior do continente. Esta frente fria passa pelo oceano, mas encontra um sistema muito forte de alta pressão, dificultando a formação de nuvens e o crescimento de áreas de instabilidade. A alta pressão vai ser responsável também por uma atmosfera mais seca. Então esta frente fria não terá força para vencer a massa seca e quente pelo interior do País”, reitera Josélia Pegorim.

As previsões dos principais institutos de meteorologia do País só consideram a possibilidade de alguma pancada de chuva no final da próxima semana. Ainda assim, tratam-se de estimativas numéricas que podem variar, mantendo a onda de calor e a seca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com