Cidades

Técnicos identificam imóveis danificados durante as chuvas

IPATINGA – Após quatro dias de trabalhos intensos, percorrendo os locais mais atingidos pelas chuvas do final de ano, os geólogos ligados ao governo federal encerraram nesta segunda-feira (06) os levantamentos emergenciais realizados em Ipatinga. Em uma análise preliminar de imóveis e áreas danificadas, os especialistas detectaram que deslizamentos de terra e pontos de inundações são as ocorrências mais comuns em períodos chuvosos no município.

De acordo com Adriana Gomes de Souza, geóloga carioca do escritório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), contratada pelo Ministério de Minas e Energia, a “ação de emergência” foi desenvolvida em áreas críticas localizadas, principalmente, nos bairros Vila Celeste, Esperança, Bom Jardim, Limoeiro, Vila Militar, Bethânia e Iguaçu. “De início, pudemos identificar alguns casos de soterramento parcial de residências, imóveis trincados e com estruturas comprometidas, que inviabilizam o retorno das famílias desabrigadas para as casas”, constata.

ESTATÍSTICA
A profissional explica que ainda não é possível fazer um detalhamento estatístico do levantamento realizado em Ipatinga. “Até aqui fizemos visitas pontuais e percorremos exclusivamente as áreas mais críticas, que colocam em risco a vida das pessoas. Mais adiante será possível apontar com maior precisão os casos que necessitam de intervenções e qual a melhor maneira de realizá-las”, argumenta.

Durante as visitas, os geólogos da CPRM identificaram as situações mais críticas, realizando o georeferenciamento dos imóveis e a descrição técnica das condições de habitabilidade. A partir daí, essas áreas passam a ser monitoradas e irão embasar a elaboração de um plano de setorização das áreas de riscos do município. “Ipatinga está na lista de 350 cidades que serão priorizadas pelo governo federal este ano para receber o estudo pormenorizado da situação de riscos geológicos”, finaliza Adriana Souza.

Fabriciano atende nos Cras famílias vítimas das chuvas
FABRICIANO
– A Prefeitura Municipal informa que, a partir dessa semana, as famílias vítimas das chuvas devem procurar assistência nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos de suas casas. A partir desse atendimento, é gerado um formulário que é enviado à Defesa Civil com a descrição das necessidades de cada família. O objetivo é organizar e agilizar o atendimento desse público.

As doações de donativos continuam sendo recebidas no Salão Paroquial (Centro) e na Paróquia Santo Antônio (Melo Viana). Os itens prioritários são colchão, roupa de cama, fraldas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, alimentos, móveis e eletrodomésticos. “Com a mudança, as famílias não precisam mais procurar as paróquias para recebimento dos donativos. A partir do atendimento no Cras, os donativos serão levados em casa”, explica a gerente de Governo e Gabinete da Prefeitura, Eliane Silva.

Segundo levantamento da Defesa Civil, mais de 800 famílias já foram beneficiadas por donativos e outros serviços de assistência prestados pela Prefeitura. “Também continuamos a atender as famílias com o serviço de transporte de móveis e mudanças. Estamos unindo forças para fazer o melhor por todos”, lembra Eliane Silva.

2ª VIA
Nos Cras, as famílias vítimas das chuvas ainda podem solicitar a segunda via de documentos pessoais, como identidade, CPF e certidão de nascimento e de casamento. Os Cras estão divididos em Território I, no bairro dos Professores; Território II, no Morada do Vale; Território III, no Santo Antônio e Território IV, no Santa Inês. “Nesse momento de dificuldade, estamos nos esforçando, ainda mais, para prestar a melhor assistência possível às famílias”, finaliza Eliane Silva.

SERVIÇO

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3846-7702 ou Corpo de Bombeiros pelos números 193 ou 3846-7016.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com