Cidades

Supermercados e lojas do setor vão abrir no dia 7 de Setembro

Paulo Sérgio de Oliveira

IPATINGA – Supermercados e lojas do segmento poderão abrir as portas em Ipatinga na segunda-feira (7), feriado de Independência do Brasil. Graças a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre os representantes dos patrões e dos empregados, os estabelecimentos estão autorizados a funcionar das 8h às 18h, mas cada comerciante definirá o período que achar mais interessante manter as portas abertas.

José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço, ressalta que o empresário não é obrigado a cumprir o funcionamento. “Apenas negociamos para que o lojista pudesse ter a opção de abrir”, informa. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre o Sindcomércio e o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga), com todas as diretrizes acerca da abertura das lojas, está disponível em www.sindcomerciova.com.br

Além de supermercados, poderão funcionar açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrútis. Conforme prevê a legislação trabalhista vigente, não é permitido o uso de mão de obra de empregados em feriados, salvo por CCT. Em Coronel Fabriciano e Timóteo não houve negociação e todo o comércio estará fechado.

SEM FOLGA
As horas trabalhadas a mais não poderão ser compensadas como folga. Fica garantido, ao empregado que trabalhar no feriado, o pagamento mínimo de R$ 65. “Os empresários supermercadistas foram ouvidos por nós antes de irmos para a mesa de negociações com a parte laboral. O que foi negociado atende ao pleito da maioria, além de dar o direito ao consumidor de ir às compras em um dia mais tranquilo”, complementa o presidente do Sindcomércio.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SHOPPING

5 de setembro (sábado)
Lojas do mall: 10h às 22h
Praça de alimentação e lazer: 11h às 23h
Cinema 1, 2 e 3: Horário Normal.
6 de setembro (domingo)
Lojas do mall: 12h às 18h
Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Cinema 1, 2 e 3: Horário Normal.
7 de setembro (segunda)Lojas do mall: FECHADAS
Praça de alimentação e lazer: 11:00 às 22 horas
Cinema 1, 2 e 3: Horário Normal

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com