Nacionais

Supermercados abrem em Ipatinga no 7 de setembro

(Crédito: Paulo Sérgio Oliveira)

IPATINGA – Lojas de rua em todo o Vale do Aço estarão fechadas neste sábado, dia 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil. Supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis também não abrem as portas em Coronel Fabriciano e Timóteo, mas funcionam normalmente em Ipatinga, com expediente permitido de 8h às 18h.

“A legislação federal prevê que não se pode usar a mão de obra dos empregados em feriados, salvo por Convenção Coletiva de Trabalho. Em Ipatinga, conseguimos negociar com o sindicato laboral a abertura de supermercados e similares na maioria dos feriados de 2013, mas não foi possível chegar ao mesmo consenso com os representantes dos comerciários em Fabriciano e Timóteo”, esclarece Tiago Barcelos, Assessor de Relações do Trabalho e Sindical do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço.
Comerciantes que não obedecerem ao que está previsto na lei, ou nas convenções coletivas de trabalho, estão sujeitos às penalidades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e futuras ações judiciais.

OUTROS FERIADOS

Conforme decidido em Convenção Coletiva de Trabalho, supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis de Ipatinga ainda abrirão no próximo 12 de outubro (feriado de Nossa Senhora Aparecida) e nos dias dois e 15 de novembro (Finados e Proclamação da República, respectivamente). “Há uma tolerância de 15 minutos por dia, mas é bom lembrar que a jornada de trabalho permitida nos feriados é de no máximo oito horas, sendo que os trabalhadores serão divididos em turnos e turmas”, complementa Tiago Barcelos.

SHOPPING
No Shopping do Vale do Aço o funcionamento do cinema será normal neste 7 de setembro, enquanto a Praça de Alimentação fica aberta de 11h às 22h. As lojas do mall estarão fechadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com