Cidades

Super Zero alerta sobre cuidados com a rede elétrica

Personagem criado pela Usiminas traz dicas para garantir a segurança dentro de casa

IPATINGA – Dentro de sua estratégia para atingir a excelência em Segurança do Trabalho, a Usiminas compartilha com a comunidade o episódio 8 da Websérie Zero Acidente. O recado do Super Zero, personagem que representa um profissional da empresa atento com a segurança, mostra que não se pode descuidar do bloqueio de qualquer fonte de energia para intervenções e manutenções em equipamentos, sejam domésticos, grandes ou pequenos.

O vídeo é uma oportunidade para lembrar a importância do tema, uma vez que estudos no Brasil mostram que o maior índice de acidentes ocorre em ambientes domésticos, especialmente por choques e sobrecargas.

Um levantamento divulgado no Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado em 2019 com dados de 2018, aponta que somente em Minas Gerais, houve um aumento de 215% das ocorrências dessa natureza, alguns deles fatais. As causas mais comuns desses acidentes são os improvisos, as instalações antigas, falta de manutenção e o uso de uma mesma tomada para conexão de diversos equipamentos ao mesmo tempo. Causas simples que poderiam ser corrigidas para evitar esses acidentes, se houvesse atenção e cuidado.

As estatísticas mostram que as residências se destacam como locais propícios para a ocorrência de acidentes graves, apesar de ainda existir a ideia de que se tem total controle sobre as ações e riscos existentes. “O excesso de confiança, descuido ou mesmo a falta de atenção a normas técnicas para prevenir problemas faz muita gente pensar que o acidente não vai acontecer. Assim como temos uma cultura de procedimentos e atenção à segurança no ambiente industrial, queremos contribuir para promover essa consciência nas pessoas em todos os lugares. Se você não conhece os riscos e os controles para prevenir um acidente, chame um profissional capacitado, ou pelo menos consulte a maneira mais segura de executar a tarefa doméstica”, lembra o gerente-geral de Segurança do Trabalho da Usiminas, Luiz Humberto Fernandes.

EPISÓDIOS

A série de vídeos no formato animação foi lançada pela Usiminas em abril do último ano. Já foram abordados diversos temas como cuidado com gases, atividades em altura, segurança das mãos, uso seguro do celular, improviso, organização e limpeza, entre outros.

O novo episódio está disponível no canal da Usiminas no Youtube

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com