Internacionais

“Sou um simples peregrino”, diz Bento XVI

Bento XVI retornará ao Vaticano como papa emérito e residirá no Mosteiro Mater Ecclesiae
(Crédito: Emilio Garcia/Creative Commons)

BRASÍLIA – Ao chegar à residência apostólica de verão, em Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, o papa Bento XVI agradeceu aos fiéis pela simpatia e afeto com que o receberam na cidade. Depois de lembrar que seria chefe da Igreja Católica somente até as 20h (no horário italiano, 16h em Brasília), Bento XVI disse: “Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra.”
Ele acrescentou, porém, que, com seu amor, orações, reflexões e com suas forças interiores, pretende continuar trabalhando pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Em seguida, emocionado, concedeu a bênção apostólica aos presentes.

Procedente do Vaticano, Bento XVI chegou a Castel Gandolfo às 17h23 (hora local) e foi acolhido ao som dos sinos da Diocese de Albano Laziale. O papa havia deixado o Vaticano de helicóptero às 17h07, também ao som de sinos e dando uma volta sobre a Praça São Pedro, lotada de fiéis que foram se despedir dele. O helicóptero sobrevoou o Coliseu e a Basílica de São João de Latrão, sede da Diocese de Roma, com imagens transmitidas pelo Centro de Televisivo Vaticano.

Bento XVI, de 85 anos, permanecerá na residência de Castel Gandolfo por cerca de dois meses. Em seguida, retornará ao Vaticano como papa emérito e residirá no Mosteiro Mater Ecclesiae, que está sendo restaurado.
Com o fim do pontificado de Bento XVI, a Igreja Católica ainda mantém incerta a data do conclave que irá definir o seu sucessor. A convocação formal para os cardeais eleitores se dirigirem a Roma será feita hoje.

No período de Sede Vacante, quando a Igreja fica sem pontífice, as decisões administrativas do Vaticano ficam a cargo do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado.
Com o fim do papado de Joseph Ratzinger, a Guarda Suíça, responsável pela segurança dos pontífices, deixou a residência papal de verão de Castel Gandolfo, para onde Bento XVI foi após deixar o Vaticano. A guarda, que volta para o Vaticano, foi substituída por policiais italianos.

Bento XVI ficará no local, a cerca de 25 km de Roma, pelos próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento, atualmente em reforma, dentro do próprio Vaticano.
A partir de agora, Ratzinger passa a ser chamado de papa emérito e continuará com o nome de Bento XVI.

DESPEDIDA
O último ato do seu papado foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio recebido. “Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”, diz a mensagem.

Ao chegar a Castel Gandolfo, ele fez a sua última aparição pública como papa. Da sacada da residência papal, Bento 16 agradeceu à multidão de fiéis que estava ali para recepcioná-lo. Sob aplausos, afirmou que, com o fim oficial do seu papado, se tornava “um peregrino a mais.”


A Arquidiocese de Brasília realiza missa em Ação de Graças pelos oito anos
de Papado de Bento XVI      (Crédito: Marcelo Casal Jr.)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com