Nacionais

Sinpava lança Selo Alimento Seguro

IPATINGA – O Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço – Sinpava lançou o Selo Sinpava Alimento Seguro, uma iniciativa que visa a incentivar as indústrias e empresas do setor a implementarem um conjunto de normas técnicas, garantindo os requisitos obrigatórios da Higiene e Segurança Alimentar de acordo com a legislação vigente.
Além de incentivar as empresas a melhorarem seu desempenho, fazendo com que seus processos sejam sempre revistos, alinhados aos requisitos obrigatórios legais, o selo também impactará diretamente na saúde dos consumidores. “Queremos trabalhar toda a cultura de segurança alimentar do Vale do Aço, de forma que a sociedade entenda e valorize este tema. Assim, o Selo será uma ferramenta a disposição dos consumidores, possibilitando que eles identifiquem e selecionem estabelecimentos que lhe dão garantia da segurança alimentar”, disse Fabrício Lara, presidente do Sinpava.

ETAPAS
Toda indústria e comércio do setor alimentício poderá se candidatar ao Selo, que contará com as seguintes etapas: “primeiramente, a empresa passará por uma análise de documentação, como o alvará da vigilância sanitária, selo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e outros. Posteriormente, será realizada a Auditoria de Higiene e Segurança Alimentar, ambas etapas executadas pela equipe técnica do projeto. Caso a empresa tenha algum impedimento, ela receberá suporte do Sinpava, através de consultorias da Sanar, para corrigir o processo”, explicou o presidente. “Após conclusão destas etapas, a empresa receberá a certificação, que poderá ser usada nas embalagens do produto, parede do estabelecimento, site, mídias sociais, etc. E passará a ser vistoriada bimestralmente para acompanhamento da manutenção dos resultados”, acrescentou.

DR. BACTÉRIA
O lançamento do Selo Sinpava contou com a participação do biomédico e consultor Roberto Martins – Dr. Bactéria, especializado em Saúde Pública, Marketing Digital e em Engenharia da Qualidade, que abordou o tema “Novos rumos na garantia da qualidade dos alimentos”. Na oportunidade, Dr. Bactéria apontou diversos erros e equívocos que cometemos no dia a dia, e destacou a importância dos consumidores procurarem estabelecimentos certificados.
Esta é uma iniciativa do Sinpava em parceria com a SANAR, e com a FIEMG, através do Instituto Evaldo Lodi – IEL, por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR destinado a todas empresas/empreendimentos do ramo alimentício. Para mais informações e adesão ao selo, os interessados deverão entrar em contato no Sinpava pelo telefone 3824-2334.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com