Cidades

Sindicato rebate nota da Prefeitura e reafirma novo surto em escola de Ipatinga

IPATINGA – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), subsede de Ipatinga, rebateu nesta sexta-feira (28) nota da Prefeitura Municipal à imprensa acusando a entidade de gerar  desinformação e buscar “promover o pânico na comunidade, passando por cima da ética e respeito aos profissionais da saúde que trabalham incessantemente no combate à Covid 19”. O Sindicato não só rechaçou as acusações como reafirmou as denúncias de surto de covid-19 na Escola Municipal Gercy Benevenuto, no bairro Taúbas, onde 6 trabalhadores (as) em educação atestaram positivo para o contágio. Nesta unidade também atuava a professora Nazareth Garcia dos Santos Dias, que morreu vítima da doença após contrair o coronavírus. Ela lecionava nas escolas municipais Evaldo Fontes, no bairro Furquilha, e na Gercy Benevenuto.

MONITORAMENTO

Na nota, a Prefeitura afirma que “monitora de perto – e com o cuidado de análise técnica epidemiológica regular – também o sistema de educação, seja da rede municipal ou particular, que funcionam neste momento em regime semipresencial”.  Ainda de acordo com o governo, “Com base em critérios científicos e alicerçada na aferição de dados apurados periodicamente, a Administração Municipal assegura ser improcedente e destituída de qualquer fundamento de credibilidade a informação de suposto surto de Covid-19 na Escola Municipal Gercy Benevenuto, conforme insiste, sem nenhuma aptidão epidemiológica, o sindicato de classe”.

“O Município tomará as providências legais cabíveis quanto às várias informações infundadas disseminadas de forma irresponsável pelo sindicato”, conclui a nota da PMI.

POSICIONAMENTO DO SINDICATO

Veja a íntegra do posicionamento do SindUTE a respeito da nota da Prefeitura Municipal de Ipatinga:

O SindUTE apresentou a denúncia de foco de contaminação por COVID 19 na escola Gercy  Benevenuto, localizada no bairro Taúbas, e a administração municipal, inicia os ataques ao Sindicato!

Não respeita a entidade como representante dos trabalhadores/as em educação quando se omite ao diálogo e à negociação da pauta destes trabalhadores, uma vez que desde o dia 7/01 não recebe o sindicato, e se manifesta por notas de imprensa quando comprovamos a insegurança do retorno presencial nas escolas, que, insistentemente, o sindicato tem denunciado e comunicado.

O Sindicato tem sim recebido denúncias do descaso da SME com a situação e também do descumprimento do que é preconizado em documentos científicos sobre a Covid-19 e temos realizado visitas em todas as unidades, confirmando os riscos a que estão submetidos a comunidade escolar como um todo. Inclusive com a orientação da Secretaria, de que os profissionais colocados em quarentena em razão do fechamento da escola Evaldo Fontes, permanecessem em atividade presencial em outras unidades que atuam.

A situação da escola Gercy Benevenuto é, sim, preocupante. Mas não é estranho ouvir da Administração que não tenha conhecimento do caso, uma vez que em reunião com a coordenação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, CEREST, realizada nessa semana, a prefeitura foi desmentida da minimização de casos apurados na Escola Evaldo Fontes com os dados apresentados pelo Sindicato… de que não foram 8 contaminados, inclusive, comprovamos  a contaminação de 11 profissionais e as informações seguiram através do CEREST para o Ministério da Saúde, que havia solicitado averiguação dos fatos.

Em momento nenhum o sindicato se propõe à desinformação e ao pânico e pelo contrário, vem comprovar que a situação epidemiológica no município ainda não confere segurança para a realização de atividades presenciais nas escolas e, inclusive, sugerimos à Administração Municipal que tome as providências cabíveis para a garantia da saúde e da vida da população e, da nossa parte, continuaremos envidando todos os esforços necessários para que a saúde das comunidades escolares e dos profissionais da educação seja protegida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com