Cidades

Sind-UTE questiona marketing do Estado

IPATINGA – A decisão da Secretaria Estadual de Educação de divulgar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas estaduais da região nesta sexta-feira (15) não ajuda na qualidade do ensino. A avaliação é da coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) – Subsede de Ipatinga, Cida Lima. Para ela, a Secretaria Estadual de Educação tenta transformar mecanismos externos de avaliação em peça de marketing, sem promover o diálogo e a reflexão sobre os dados que a avaliação aponta. “Não estamos questionando o IDEB, mas o uso das notas pela Secretaria Estadual de Educação sem discutir com a categoria os meios e os caminhos trilhados para se chegar a esse resultado. Ao expor a nota, o governo joga toda a responsabilidade do resultado para o professor, além de ignorar os que não alcançaram o índice estipulado pela secretaria”, explicou.

A média estabelecida pelo Estado em 2011 foi 4,5 pontos. Só que poucas escolas estaduais obtiveram a média, o que na avaliação do sindicato faz com que as unidades com desempenho abaixo do desejado sejam expostas e responsabilizadas. “Não há diálogo sobre as condições de trabalho, não há política preventiva que modifique o quadro de adoecimento do professor e a Secretaria insiste em ignorar a realidade da escola pública estadual. A divulgação das notas deve ser acompanhada de uma política de valorização do profissional da educação”, ponderou.

Cida defendeu que o estado avalie primeiro as condições de trabalho, tendo em vista que o sindicato denuncia a falta de recursos humanos e pedagógicos nas escolas estaduais do Vale do Aço. “Estamos falando de salas de aulas lotadas com quase 40 alunos. A falta de espaço físico também interfere no rendimento dos estudantes. A falta de motivação dos educadores é outro fator que deve ser levado em conta. Divulgar a nota sem antes fazer uma reflexão de como andam o processo educativo e as condições e trabalho é penalizar o servidor”, relacionou a coordenadora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com