Cidades

Shopping propõe adesão ao Minas Consciente

Prefeitura vai submeter proposta do Shopping e Sindcomércio à análise do Comitê Gestor de Crise

IPATINGA – Representando o município, a Procuradora-geral de Ipatinga, Maria Alminda Guimarães, participou de uma reunião de conciliação em ambiente remoto, em que estava em debate a demanda da Intermall, administradora do Shopping Vale do Aço, pela retomada do funcionamento do complexo de compras. O MP estava representado pelo promotor Francisco Angelo, e o juiz titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca, Luiz Flávio, dirigiu a audiência. Presente também o Sindicomercio, por seu advogado, Guilherme Cruz.

Embora, num primeiro  momento, o empreendimento tenha recebido do governo municipal autorização para retomar suas atividades sob condições sanitárias especiais, em meio à pandemia do Coronavírus, ele ainda permanece impossibilitado de funcionar por decisão liminar da Justiça.

MINAS CONSCIENTE

Durante a audiência, foi proposto pelos representantes da Intermall, e referendado pelo Sindicato, que o município aderisse ao programa ‘Minas Consciente’ do governo do Estado.

O Programa Minas Consciente  é inteiramente gerido em plano estadual, e prevê,  neste momento em que se encontra o município de Ipatinga,  o seu posicionamento na ‘onda verde’, que é o estágio mais restritivo da escala de reabertura”.

Na onda verde, permanecem abertos apenas os serviços essenciais (supermercados, farmácias, padarias, por exemplo. Mantendo fechado o comércio varejista).

De qualquer forma, “tendo em vista o compromisso permanente da Administração com o diálogo, em todos os segmentos” – enfatiza o Poder Executivo – ficou decidido que o município irá levar a proposta restritiva apresentada pelo Shopping e pelo Sindcomércio à análise do ‘Comitê Gestor de Crise’.

Atualmente, o comércio em Ipatinga está liberado para funcionar três vezes na semana (segundas, quartas e sextas), devendo ser obedecidas regras de distanciamento e sanitárias. As medidas pontuais e combinadas adotadas pelo governo, com a colaboração de empresas, instituições e da própria população, vêm gerando números mais animadores nos dados epidemiológicos da cidade.

INDICADORES

Em pouco mais de 40 dias, Ipatinga reduziu de forma significativa o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus. No início do mês de junho, o índice estava em 1,99 (considerado o pior do Estado naquele período). Já no início do mês de julho, ele foi achatado para 1,09. E na última semana, entre os dias 12 e 18 de julho, esse percentual caiu ainda mais, descendo a 0,89.

Além disso, a ocupação de leitos de UTIs Covid/SUS teve ligeira redução, ficando nesta quarta-feira em 87%. A questão é que este último número, embora evidencie relativo avanço, ainda sinaliza para uma condição de alerta, uma vez que, mesmo com a ampliação de disponibilidade das UTIs, nos últimos dias, a ocupação está a apenas 13 por cento da totalidade.

NOVA AUDIÊNCIA

A reunião do Comitê Gestor que definirá sobre a proposta apresentada deverá ser convocada para os próximos dias. Uma nova audiência de conciliação está marcada para o próximo dia 5.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com