Cultura

Sessão virtual na 2ª celebra 6 anos do cineclube Los Películas

Em cartaz, o curta “República”, de Grace Passô, e “Soldados do Araguaia”, de Belisário Franca

IPATINGA – O Cineclube Los Películas comemora 6 anos de atividades com uma sessão especial de aniversário. Como vem acontecendo desde março deste ano, em função do momento que estamos vivento, o encontro dos aficionados pela sétima arte será virtual e acontece na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, a partir das 19h30, pela plataforma meet.google,  https://meet.google.com/jnw-gytc-hew

REPÚBLICA

Para a sessão comemorativa serão exibidos dois filmes: o curta-metragem “República”, de Grace Passô, seguido do longa metragem “Soldados do Araguaia”, dirigido por Belisário Franca. Encerrando a noite um debate sobre as obras, que terá como convidada especial a professora, geógrafa Terezinha Avelar,  presidenta do Conselho Nacional de Cineclubes.

O curta-metragem “República” ( 15’),  foi concebido pela atriz Grace Passô e produzido em parceria com Wilssa Esser, a convite do Instituto Moreira Salles, por meio do IMS Quarentena, um programa destinado a exibir e promover a arte durante o isolamento. “República” foi filmado de dentro da casa da atriz. Reflete sobre a estranha sensação do isolamento e parte do curioso momento em que uma mulher recebe o aviso de que o Brasil não existe de fato e é apenas o sonho de alguém.  A atriz, que já colecionava vários prêmios no teatro, não deixa por menos no cinema. Recebeu prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema do Rio, por “Praça Paris”, de Lúcia Murat;  melhor atriz no Festival de Brasília e Festival de Turim, Itália, por “Temporada”, de André Novais.

SOLDADOS DO ARAGUAIA

O longa “Soldados do Araguaia” (74’), é dirigido pelo diretor, roteirista e produtor Belisário Franca, fundador da Giro Filmes. O documentário se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro, que combateram na Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial, por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram no documentário uma oportunidade de compartilhar sua versão dos fatos. 

A curadoria do cineclube é formada por Márcio Castro, Andrés Gonzales, Camila Mendonça, Gildásio Mendes, Beto de Oliveira, Éderson Caldas, Enyály Polleti e  Marilda Lyra. Informações (31) 9966 4166.

SERVIÇO

Sessão Virtual Especial de Aniversário – Los Películas Cineclube

21 de dezembro – 19h30 –  https://meet.google.com/jnw-gytc-hew

República – Grace Passô – 2020/15min – 14 anos

Soldados do Araguaia – Belisário Franca – 2017/74 min – 14 anos

Disponível no Prime Vídeo e no You Tube https://www.youtube.com/watch?v=qejSU4zA_3k&feature=youtu.be

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com