Cidades

Servidores da CMI participam de simulação de combate a incêndio

Todos os servidores foram evacuados para fora do prédio depois que o alarme de incêndio foi disparado

 

IPATINGA – Servidores da Câmara Municipal de Ipatinga participaram nesta segunda-feira (3) de uma simulação de combate a incêndio. Pegos de surpresa, todos os servidores foram evacuados para fora do prédio depois que o alarme de incêndio foi disparado.
Essa é a segunda vez em menos de três meses que uma simulação de incêndio é realizada, e a primeira após a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento fundamental para a certificação do selo de qualidade ambiental ISO 14001. Com a posse do AVCB, adquirido há duas semanas, o próximo passo da Câmara é a auditoria de recomendação com a certificadora da ISO, marcada para a semana entre os dias 10 e 14 de setembro.
O prédio, que é a quinta sede na história do Legislativo, passou por diversas readequações para atender às exigências do Corpo de Bombeiros antes da emissão do AVCB. Com cinco andares e abrigando cerca de 200 servidores – sem contar o grande número de pessoas que visitam a instituição diariamente –, a sede do Legislativo foi adequada para passar por evacuação, caso haja um incêndio, princípio de tumulto ou pânico.
Foram instalados novos corrimões e guarda-corpos, placas de identificação e sinalização em todo o prédio, regulagem e mudança das dobradiças das portas corta-fogo, aumento das lâmpadas de emergência, novos extintores de incêndio, instalação de cinco novos pontos de hidrante, criação da brigada contra incêndio e nova iluminação no estacionamento da Casa, localizado no subsolo da Câmara.
Na simulação desta segunda-feira, os servidores levaram 4min21 para se agruparem na parte externa do prédio. A evacuação foi feita pela saída de emergência. Por medida de segurança, elevadores não podem ser utilizados em caso de suspeita de incêndio.
Para o superintendente da Câmara, Lúcio Aguiar, a evacuação foi bem sucedida, mas ele chamou a atenção para os objetos pessoais, como bolsas, que devem ser deixados para trás.
“Cada segundo é importante para garantirmos a nossa própria segurança. Devemos, então, deixar tudo de lado e sair do prédio o mais rápido possível.”
Segundo o coordenador da qualidade da Câmara, Fabrício de Assis Aguiar, além da orientação de não se preocupar com objetos pessoais, os servidores e munícipes devem sempre manter a calma.
“Essa é a grande orientação: sempre manter a calma. Dessa maneira, mais vidas poderão ser salvas.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com