Cultura

“Sempre Um Papo” promove encontros com seis escritores

 

Fernanda Takai lança “A Mulher Que Não Queria Acreditar”, reunindo pequenas histórias que mesclam fatos reais da vida da autora com ficções

 

IPATINGA – O Sempre Um Papo integra a programação do 6º Salão do Livro do Vale do Aço, sob a curadoria de Afonso Borges, com a presença em Ipatinga de importantes escritores e intelectuais para debates e lançamento de livros. No dia 20 de junho, às 19h30, o convidado é o diretor de cinema, João Jardim, falando sobre o premiado filme, indicado ao Oscar de Melhor Documentário – 2011, “Lixo Extraordinário”, que será exibido no evento. Dia 21, às 17h30, o escritor Luis Giffoni debate o tema “Inspiração x Ralação: o que Fazer para o Livro sair do Papel?”. Na mesma data, às 19h30, o escritor mexicano, radicado no Brasil, Juan Pablo Villalobos, conversa com o público e lança o livro “Festa no Covil” (Companhia das Letras). No dia 22, às 17h30, o escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes fala sobre o tema “Por que se tornar um escritor?”. Na mesma data, às 19h30, a cantora e escritora Fernanda Takai debate e lança o livro “A Mulher Que Não Queria Acreditar” (Ed. Panda Books). No dia 23, às 19h30, a escritora e filósofa Marcia Tiburi fala sobre o tema “Sociedade Fissurada” e autografa seus diversos livros.

SERVIÇO
Os encontros ocorrem no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga – Av. Pedro Linhares Gomes, 3900 (Shopping do Vale do Aço). Informações: 31 3821 6309 – www.salaodolivro.com.br – www.sempreumpapo.com.br .

Programação

20 de junho, quarta-feira, às 19h30 – João Jardim, diretor de cinema, fala sobre o premiado filme, indicado ao Oscar de Melhor Documentário – 2011, “Lixo Extraordinário”. Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Dia 21, quinta-feira, às 17h30, escritor Luis Giffoni – debate o tema “Inspiração x Ralação: o que Fazer para o Livro sair do Papel?”
Luís Giffoni, nasceu em Baependi, Minas Gerais. Mora em Belo Horizonte. Tem 21 livros publicados, dentre eles: O Fascínio do Nada, O Pastor das Sombras, Dom Frei Manoel da Cruz, O Reino dos Puxões de Orelha, China – O Despertar do Dragão, Retalhos do Mundo, Infinito em Pó, O Poeta e o Quasar, Riscos da Eternidade, Os Chinelos de Raposa Polar, entre outros. Recebeu várias premiações e indicações, como da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Bienal Nestlé, Prêmio Minas de Cultura – Prêmio Henriqueta Lisboa, Prêmio Nacional de Romance e Prêmio Nacional de Contos Cidade de Belo Horizonte, Prêmio Jabuti de Romance. Suas obras ganharam estudos, traduções e adaptações nos Estados Unidos, Inglaterra, México, Argentina, Portugal, Alemanha e Brasil.

Dia 21, quinta-feira, às 19h30, o escritor mexicano, radicado no Brasil, Juan Pablo Villalobos, lança o livro “Festa no Covil”
Nesse que é seu primeiro romance, o autor revela, com grande habilidade narrativa, a violenta realidade do narcotráfico mexicano. De maneira breve e incisiva, a vida íntima de um poderoso chefe do narcotráfico — Yolcault, ou “El Rey” — é narrada pelo filho, um garoto de idade indefinida. Curioso e inteligente, o pequeno herói, que vive trancado num “palácio” sem saber a verdade sobre o pai, reconta, sem filtros morais, o que presencia ou conhece pela boca dos empregados ou pela tevê.
Juan Pablo Villalobos nasceu em 1973, em Guadalajara, México, e, atualmente mora no Brasil. É autor de contos, crônicas de viagem e crítica literária e de cinema.

Dia 22 de junho, sexta-feira, às 17h30, Carlos Herculano Lopes, jornalista e escritor, debate o tema “Por que se tornar um escritor?”
O que leva uma pessoa a se enveredar pelos caminhos da literatura? Herança familiar? Cultural? Desejo de se inserir na sociedade, de ser notado pelas pessoas? Ou é uma forma de caterse, de tentar se encontrar consigo mesmo? Estas são algiumas indagações que Herculano buscará responder.
Carlos Herculano Lopes nasceu em Coluna, no Vale do Rio Doce, MG, e mora em BH desde a adolescência. Formado em jornalismo, já publicou 13 livros, participou de 20 antologias e recebeu alguns dos prêmios literários mais importantes do país, como o Cidade de Belo Horizonte, Guimarães Rosa, o Lei Sarney, como autor revelação de 1987, e a Quinta Bienal Nestlé de Literatura de 1990, com o romance “Sombras de Julho”.

Dia 22 de junho, sexta-feira, às 19h30, Fernanda Takai, cantora e escritora, lança o livro “A Mulher que Não Queria Acreditar”
“A Mulher Que Não Queria Acreditar” (Ed. Panda Books) reúne pequenas histórias, que mesclam fatos reais da vida da autora com ficções. No livro, Fernanda Takai faz com que assuntos do dia a dia ou um acontecimento banal convoquem o leitor a prestar atenção na simplicidade. O cotidiano, situações inusitadas e casos engraçados estão dispostos nos 40 textos, em 118 páginas. A leitura desperta a sensação de uma conversa íntima. Com delicadeza e objetividade, sem excessos ou rebuscamento, Takai fala de coragem, amor e maternidade, etc.

Dia 23 de junho, sábado
, 19h30, escritora e filósofa, Marcia Tiburi, lançamento e debate do livro “Era Meu Esse Rosto” (Ed. Record)
Em “Era Meu Esse Rosto” (Ed. Record), para contar a viagem deste Ulisses, Marcia Tiburi captura o leitor com uma prosa de intensidade poética e de uma pulsação emocional que se intensifica até o desfecho.
Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia”, “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero”, “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante”, “Olho de Vidro”, entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com