Cidades

Seminário discute políticas para populações de rua

FABRICIANO – Equipes técnicas das áreas de assistência social e saúde das prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo se reúnem nesta sexta-feira, dia 14, para o seminário regional “População em Situação de Rua e o Acesso aos Direitos”. O evento será realizado no período de 8:30h às 16:30h, no Teatro João Paulo II do Unileste, em Coronel Fabriciano.

O encontro acontece sob a temática da política nacional da pessoa em situação de rua e os serviços são ofertados pelos municípios, conforme adianta a gerente de Proteção Social Especial da prefeitura de Ipatinga, Aline Formiga. “As discussões serão conduzidas considerando os direitos humanos e as legislações que perpassam a oferta dos serviços para a pessoa em situação de rua no âmbito da assistência social”, disse.

Também participam do evento representantes da Secretaria Executiva da Pastoral Nacional do Povo da Rua, do Centro Nacional de Direitos Humanos para População de Rua, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

REDE DE ATENÇÃO
Em Ipatinga, a rede de atenção à pessoa em situação de rua conta com o acolhimento institucional, por meio de convênio da PMI com a Associação Projeto Videiras, para oferta de abrigo noturno e alimentação a 50 pessoas por dia.

O atendimento ganhou força em 2014, com a implantação do Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), instalado no Centro da cidade, e do Consultório na Rua, serviço itinerante prestado por equipe multiprofissional de saúde.

Mais de 500 pessoas já foram assistidas em nove meses de funcionamento do Centro POP. Atualmente, 57 pessoas estão assíduas nas atividades e fazem acompanhamento multiprofissional. O local pode ser utilizado como endereço de referência para fins de cadastro em programas sociais, de transferência de renda e entrevistas de emprego.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com