Cidades

Seminário de Hepatites Virais aborda importância do diagnóstico precoce

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo realizou o terceiro Seminário de Hepatites Virais na tarde da última quinta-feira (15), no Recanto das Acácias, bairro João XXIII. O evento foi coordenado pelo Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) – Programa de DST/ Aids e Hepatites Virais com objetivo de atualizar o conhecimento dos profissionais da saúde e intensificar o diagnóstico das hepatites virais.

A enfermeira do CTA, Eunice Silveira, ressaltou na primeira palestra da tarde as atribuições dos agentes comunitários de saúde na abordagem aos usuários do programa Saúde da Família. “É papel do agente comunitário promover atividades educativas para falar sobre as hepatites, fazer o monitoramento das gestantes, incentivando-as a fazer o exame. É necessário orientar para o uso individual e exclusivo e não compartilhar objetos no ambiente doméstico como aparelhos de barbear, escovas de dente, alicates de cutícula, tesouras, que podem transmitir o vírus da hepatite a um simples contato”. Ela falou ainda sobre as formas de proteção como cuidados com a higienização dos alimentos, consumo de água filtrada, importância da vacinação, além do uso de preservativos nas relações sexuais e maiores cuidados com tatuagens e piercings.

A segunda palestra do dia foi ministrada pela médica infectologista, Carmelinda Lobato de Souza, que falou sobre diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais. Testes rápidos

TESTES RÁPIDOS
O CTA da Secretaria de Saúde de Timóteo realiza todas as segundas-feiras, de 8 às 10:30 horas, testes rápidos para detecção de Hepatites Virais gratuitamente. O exame é simples e consiste na coleta de sangue da polpa digital. Não é necessário estar em jejum para realização do exame. Os resultados podem ser obtidos em 30 minutos. O CTA fica localizado no Centro de Especialidades do Primavera, à avenida Acesita, 1596. Mais informações pelo telefone (31) 3847-7624.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com