Cidades

Semana do Meio Ambiente debate destino do lixo eletrônico

A abertura da Semana do Meio Ambiente será no dia 3 de junho, com plantio de mudas no Parque Ipanema (Crédito:Secom PMI/JB Reis )

IPATINGA – A Prefeitura Municipal comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, com a Semana do Meio Ambiente, a ser realizada entre os dias 3 e 7 de junho. Os eventos alusivos à data serão trabalhados com os slogans temáticos “Lixo tem lugar certo. Jogue limpo com Ipatinga” e “Não jogue lixo pra debaixo do tapete”. Durante os cinco dias de atividades serão realizadas passeatas, blitzes educativas, palestras, distribuição de lixeira para carros, doação e plantio de mudas.
A abertura do evento está programada para o dia 3 de junho, às 9h, no Parque Ipanema, com o plantio de mudas e participação de alunos das escolas municipais de Ipatinga.

DESCARTE

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gustavo Finocchio Lima, a Semana do Meio Ambiente propõe a conscientização sobre o descarte correto de resíduos em Ipatinga. “Diversos locais, tais como calçadas, praças, canteiros e jardins, têm sido muito utilizados como bota-fora de entulhos. Nosso objetivo é orientar a população para auxiliar na manutenção da limpeza das áreas públicas e, principalmente, na preservação das áreas verdes da cidade”, reforça o secretário.

ELETRÔNICOS
As atividades da Semana do Meio Ambiente também vão abordar o descarte consciente de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, medicamentos vencidos e óleo de cozinha. Serão disponibilizados pontos de coleta na praça do bairro Vila Ipanema, no dia 4 de junho, e no Parque Ipanema, no encerramento da Semana, em 7 de junho, além da divulgação dos pontos de coleta permanentes.
A destinação do lixo eletrônico também será tema de uma palestra ministrada por representantes das empresas Enov, Biogerais e Farmabiente, no dia 4 de junho, no Ipanema Esporte Clube, bairro Vila Ipanema.

PASSEATA
Uma passeata pelo Dia Mundial do Meio Ambiente marca as comemorações, na próxima quarta-feira (05). Os participantes partirão da Praça Central do bairro Bom Jardim, às 8h, seguindo até o Parque Ecológico Samambaia. A partir das 9h serão realizadas blitzes educativas simultâneas em cinco pontos do município: no prédio da PMI, na avenida Roberto Burle Marx, na avenida João Cláudio T. Sales (próximo à Usipa), em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Doce e na avenida Selim José de Sales (próximo à Escola Municipal Arthur Bernardes).

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, as empresas parceiras do evento estarão no Parque Ipanema falando sobre o descarte consciente de resíduos sólidos, das 8h às 16h. A Prefeitura de Ipatinga conta com o apoio da Infrater, Copasa, Grupo ASAS, Enov, JR Biogerais Reciclagem Ambiental, Polícia Ambiental, Vital Engenharia Ambiental e Farmambient para realização do evento.
Mais informações sobre o descarte consciente de resíduos podem ser obtidas no Departamento de Meio Ambiente da Sesuma pelo telefone 3829-8094.

Programação da Semana do Meio Ambiente

03/06 – segunda-feira

9h – Plantio de mudas | Parque Ipanema
14h – Reunião Conselho da APA Ipanema | PMI
16h – Palestra: Regularização de Propriedade Rural | 7º andar PMI

04/06 – terça-feira

9h – Passeata pela conscientização sobre descarte de resíduos sólidos (eletrônicos, pilhas, baterias, medicamentos vencidos e óleo de cozinha)
Saída: Praça Central do Vila Ipanema
18h30 – Palestra: Resíduos sólidos | Palestrantes: Enov, Biogerais e Farmabiente | Local: Ipanema Esporte Clube, bairro Vila Ipanema

05/06 – quarta-feira
8h – Passeata pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
Saída: Praça Central do bairro Bom Jardim
9h – Apresentação de escolas e creches municipais e show musical| Local: Parque Ecológico Samambaia, bairro Bom Jardim
9h – Blitz Ecológica
Locais: Avenida Roberto Burle Marx | Avenida João Cláudio T. Sales (próximo à Usipa) | ETE – Rio Doce | Avenida Selim José de Sales (próximo à E.M Arthur Bernardes) | Prefeitura de Ipatinga
19h – Palestra: Consumismo | Local: E.E. Laura Xavier Santana, bairro Bom Jardim.

06/06 – quinta-feira

8h – Plantio de mudas e cercamento da nascente do bairro Planalto
19h – Palestra: Energia Alternativa | Local: Salão João Paulo II – Igreja Católica São Geraldo, bairro Bom Jardim.

07/06 – sexta-feira
8h às 16h – Encerramento da Semana do Meio Ambiente | Parque Ipanema.
Ponto de coleta de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com