Cidades

Semana de Trânsito prioriza a mobilidade para o pedestre

(Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – A Prefeitura Municipal está preparando uma série de atividades para a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Em parceria com a Polícia Militar e o Instituto Trânsito Seguro, serão realizadas blitzen educativas em vários pontos da cidade, além de palestras e distribuição de material informativo com dicas de segurança no trânsito.

PRIORIDADE
A Semana de Trânsito de 2014 tem como centro das atenções o pedestre, considerado prioridade no trânsito. “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” é o tema da campanha, que será realizada em âmbito nacional.

Em Ipatinga, a campanha está sendo reforçada com a realização de uma série de intervenções para revitalização e humanização do trânsito, com a pintura de faixas de pedestres e novas sinalizações horizontais e verticais.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, destacou que a Semana de Trânsito deste ano pretende ampliar o conceito de segurança no trânsito. A escolha do tema, por exemplo, faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contempla questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

SENSIBILIZAÇÃO
Gustavo Finocchio observa que a escolha do tema faz alusão ao artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual, “respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

“Precisamos sensibilizar a sociedade para os perigos que rondam as vias urbanas e rodovias. As ações pretendem estimular a população a mudar o comportamento coletivo no trânsito, respeitando principalmente os pedestres e tomando os cuidados necessários para reduzir o índice de acidentes e de mortes. Atitudes de respeito, precaução e responsabilidade ajudam a diminuir as estatísticas alarmantes do trânsito”, afirma o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Fabriciano promove palestras nas escolas
A Prefeitura de Fabriciano deu início, na segunda-feira (8), às ações comemorativas da Semana Nacional de Trânsito. Entre as atividades previstas estão palestras em 19 escolas municipais e estaduais, que contemplarão mais de 1300 alunos, bem como blitze educativas. As ações seguem até 30 de setembro.

O coordenador de Trânsito e Transportes Urbanos do município, Antônio Socorro, explica que as palestras nas escolas visam sensibilizar os alunos sobre a importância de colaborarem para um trânsito mais seguro. “Há anos já estamos trabalhando esse assunto nas escolas e também junto à população. Hoje, a educação no trânsito em Fabriciano já melhorou bastante, mas precisamos avançar ainda mais”, afirma.

As palestras nas escolas estão sendo conduzidas por agentes de trânsito e Polícia Militar. “Durante essa atividade estamos reforçando orientações simples, como não falar ao celular quando estiver dirigindo; o uso correto do cinto de segurança e da faixa de pedestre; obediência às sinalizações de trânsito, entre outros. Sabemos que ao sensibilizar as crianças, elas nos ajudam a cobrar dos pais a mudança de postura no trânsito”, completa Antônio Socorro.

Blitze
O cronograma das blitze educativas é o seguinte:
18/09 – 9h: Rua Maria Matos, próximo ao Supermercado Coelho Diniz;
19/09 – 9h: Rua Piracicaba, próximo à ponte de acesso a Timóteo (ponte nova);
23/09 – 9h: Avenida Tancredo Neves, próximo ao DER;
24/09 – 9h: Avenida Magalhães Pinto, próximo à Rodoviária Velha;
25/09 – 9h: Avenida Magalhães Pinto, próximo à Praça da Bíblia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com