Cultura

Selecionados pelo Curta Vitória a Minas fazem imersão de cinema em Guarapari

Durante 15 dias, as autoras e autores selecionados no Curta Vitória a Minas III vão aprender a transformar suas histórias em filmes

BH – O que é preciso saber para transformar uma história em filme? De 13 a 28 de abril de 2024, os dez autores e autoras selecionados pelo Concurso de Histórias que viram filmes do Curta Vitória a Minas III farão descobertas que os levarão a transformar o que escreveram em uma ficção ou em um documentário de curta-metragem. A imersão de 15 dias ministrada por profissionais do cinema acontecerá no Terraço, localizado no alto do Morro da Bica, em Perocão, na Zona Norte de Guarapari (ES).

OFICINA

A oficina audiovisual reunirá autores vindos de Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. Os participantes aprenderão noções fundamentais sobre roteiro, direção, direção de arte, produção, fotografia, som, montagem, finalização, cinema de grupo, mobilização comunitária e direitos autorais.

As aulas acontecerão nos turnos da manhã e da tarde, combinando aulas expositivas e práticas, exercícios de sensibilização do olhar e da escuta, experimentações de um set de filmagem e muita troca de vivências. À medida em que compartilha dúvidas e aprendizados, cada autor (a) vai construindo o roteiro, o plano de produção e o plano de filmagem para a história que contou.

PRÉ-PRODUÇÃO

Ao final da imersão, eles retornarão para suas cidades de origem para organizar a pré-produção das filmagens, mobilizar outros moradores para atividades técnicas e artísticas, escolher locações, preparar figurinos, buscar objetos de cena, organizar os personagens. Durante as filmagens, profissionais da fotografia, de som e produção se juntarão ao autor (a) e à equipe local. Em seguida, o (a) autor (a) participará da montagem e finalização do curta-metragem. Depois de prontos, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas.     

TERCEIRA EDIÇÃO

Esta é a terceira edição do projeto que produziu 15 filmes na primeira edição, lançada em 2014, e 10 obras, na segunda edição, lançada em 2022.  O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

Quem são os (as) selecionados (as)

Nome: Otávio Luiz Gusso Maioli

História: Trilhando entre as Cercas

Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)

Nome: Wagner Henrique Rosa

História: Morro do Cruzeiro, Nosso Quilombo

Cidade/Estado: João Neiva (ES)

Nome: Marisa de Almeida Silva

História: A Casa Sinistra

Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Márcia Cristina Cândido Cruz

História: Um Rio de Histórias

Cidade/Estado: Conselheiro Pena (MG)

Nome: Pedro Vinícius Siqueira Batista

História: Os Amigos da Água

Cidade/Estado: Governador Valadares (MG)

Nome: Mauro dos Santos Junior

História: Boi Balaio

Cidade/Estado: Belo Oriente (MG)

Nome: Luzia de Resende Mendes

História: O Pássaro

Cidade/Estado: Ipatinga (MG)

Nome: Ana Paula Gonçalves Pires

História: O Trem, a Farofa, a Kombi e a Família Constantino

Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)

Nome: Sandra Maura Coelho

História: Revelações de Carnaval

Cidade/Estado: Nova Era (MG)

Nome: Alexandra Mara Felipe Fernandes

História: Me disseram que Sou Negra

Cidade/Estado: João Monlevade (MG)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com