Cidades

Segurança e serviços em eletricidade são tema de curso no Sindcomércio

(Crédito: Emmanuel Crédito)

 

IPATINGA – Começa na próxima terça-feira (26), na sede no Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço em Ipatinga, um curso sobre a Norma Regulamentadora de nº 10 (NR-10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A carga horária é de 40 horas e as aulas serão ministradas pelo engenheiro eletricista Norton Cardoso Almeida, especialista em Segurança do Trabalho e funcionário da Petrobrás. Com duração de quatro dias, das 8h às 18h, o treinamento termina na sexta-feira (1º).

Relativas à segurança e medicina do trabalho, as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

“O curso é voltado para eletricistas autônomos, engenheiros e, ainda, a todo aquele profissional que trabalha com eletricidade”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.
Algumas das NRs preveem cursos institucionais obrigatórios, e a NR-10 é uma delas. Conforme o MTE, de dois em dois anos profissionais que trabalham com eletricidade têm que passar por uma reciclagem.

CONTEÚDO
O conteúdo programático das aulas é o que está previsto nas diretrizes da NR-10 estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Quem não cumprir o que rege as NRs estará sujeito a multa, interdição e até embargos. No caso de acidentes, se tem toda a responsabilidade civil e criminal para a empresa e gestores. “A fiscalização em obras e demais ambientes de trabalho é feita pelos auditores fiscais do MTE”, lembra o presidente do Sindcomércio.

IMEDIAÇÕES
A Norma Regulamentadora 10 ainda é estendida para quem trabalha em imediações onde há eletricidade, àquele trabalhador que de alguma forma está envolvido no ambiente de instalação elétrica como, por exemplo, os profissionais que atuam com telefonia. Apesar de mexerem com ‘extra-baixa tensão’, que a rigor não teria nenhum risco, a NR não dispensa determinados cuidados a esses trabalhadores.
“Muitos profissionais que trabalham com telefonia atuam em ambientes com até 3.800 volts e precisam estar devidamente orientados”, lembra José Maria Facundes.

Quem fizer o curso sobre NR-10 promovido pelo Sindcomércio estará qualificado e habilitado para trabalhar em instalações e serviços elétricos, sendo devidamente certificado. Informações sobre como participar das aulas através dos telefones (31) 3821-9020; (31) 3842-2040 e (31) 3849-4490 e, ainda, pelo e-mail ocupacional@sindcomerciova.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com