Cultura

Seca e fé é tema de grupo teatral do Norte de Minas

IPATINGA – Por onde passa, o espetáculo “Que sol quente, que tristeza”, do Grupo Pro-Riso de Capelinha (Vale do Jequitinhonha) emociona o público com cenas fortes em que atores protagonizam a dor de uma família que sofre com a seca, a fome e a miséria.

O desespero e o sofrimento são marcantes no dia-a-dia da família que, através da penitência, implora pela proteção Divina para que a chuva desça dos céus para lavar a dor causada pela seca. O casal de protagonistas possui uma fé inabalável, que talvez esta seja a única fonte de esperança para alimentar o corpo e a alma de ambos, que acreditam ser a seca uma forma de castigo aplicado por Deus para remissão dos seus pecados.

O espetáculo “Que sol quente, que tristeza” traz para a atualidade cenas religiosas como as penitências no pé do cruzeiro com atores carregando pedras na cabeça, terços e imagens.

O trabalho faz também uma reflexão profunda de que é preciso uma mudança de atitude da humanidade para a preservação das nascentes de água e cuidados especiais com o meio ambiente.
A estreia do espetáculo ocorreu em dezembro, na cidade de Itamarandiba e, com apenas três apresentações, reuniu um público de aproximadamente 1.500 pessoas.

A coordenadora do Grupo e também autora do texto, Fátima Santos Pimenta, destaca que diversas regiões do país sofrem com o período prolongado de estiagem e, consequentemente, com a escassez de água, sendo esta a inspiração para o trabalho que foi cuidadosamente elaborado desde o figurino, cenário, efeitos especiais e trilha sonora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com