Cidades

Saúde em Ipatinga tem horário especial para exames de mulheres

IPATINGA – Doze das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga abrirão neste sábado (22) com agenda extra para realização de exames preventivos de colo de útero e serviços voltados para a saúde da mulher. As unidades de saúde do Caravelas, Esperança I e II, Cidade Nobre, Barra Alegre, Bethânia I e II, Vila Militar, Bom Jardim I, Veneza, Jardim Panorama e Iguaçu funcionarão das 7h às 17:00h.
A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Ipatinga. Para ter acesso aos serviços, é necessário procurar a UBS de referência, com documento de identificação com foto e o cartão do SUS. No sábado, serão atendidos os exames agendados durante a semana ou conforme a disponibilidade de vagas. Além da coleta de material para o preventivo, serão oferecidos agendamento de mamografia, oficinas e palestras educativas e ações recreativas.
“O objetivo desta e outras ações é facilitar o acesso aos exames preventivos e serviços ofertados no sistema municipal de saúde”, sintetiza a diretora do departamento de Atenção Básica da PMI, Aline Coelho. Durante todo o mês, são realizadas ações visando estimular a participação da população no controle do câncer de mama e promover a conscientização da doença. A programação do Outubro Rosa envolve todos os serviços das redes municipais de saúde.

PÚBLICO-ALVO
Os exames são para as mulheres dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia é indicada para pacientes entre 50 e 69 anos, com realização a cada dois anos ou conforme orientação médica e/ou do enfermeiro. O exame será realizado no Hospital Márcio Cunha, credenciado pela Prefeitura de Ipatinga para o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante ao agendamento na unidade básica de saúde.
Já o preventivo de colo de útero (papanicolau) deve ser feito anualmente por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, especialmente as com idade entre 25 e 64 anos. O município também garante, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, a vacina contra o papiloma vírus humana (HPV) para adolescentes com idade de 9 a 13 anos, com estratégia de prevenção do câncer de colo de útero para as futuras mulheres.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com