Cidades

SAMU de Ipatinga fez cerca de 10 mil atendimentos em 2018

Cerca de 60% das quase 10 mil ligações atendidas, com envio das ambulâncias, foram para socorro a envolvidos em acidentes de trânsito

 

IPATINGA – Referência em urgência e emergência na cidade e na Região do Vale do Aço, o SAMU de Ipatinga contabilizou em 2018 um número muito expressivo de atendimentos, além de conquistar importantes recursos para melhorar sua atuação no município.

Com uma equipe composta por 84 profissionais – nove médicos, oito enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, 22 condutores e 11 operadores de frota -, o SAMU de Ipatinga atua em todo o município com três novas ambulâncias de suporte básico de vida (USB) e uma de suporte avançado (USA).

 

Em 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 42 mil chamadas telefônicas. Desse total, 9.948 ligações se converteram em atendimentos a diversos tipos de ocorrências, com destaque para o socorro a envolvidos em acidentes de trânsito – 60% do total. Sem o envio de ambulâncias, os profissionais do SAMU atenderam 22.264 chamadas. Através do telefone 192, o atendimento foi realizado com triagem seguido de orientações médicas.

Dierry Nilton Carvalho: “A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso” explica.

MELHORIAS

Em se tratando de melhorias estruturais, a Prefeitura de Ipatinga viabilizou a implantação da nova base do serviço no Shopping do Vale do Aço e a aquisição de três novas ambulâncias, renovando em 100% a frota do SAMU.

Segundo o diretor do serviço, Dierry Nilton Carvalho, “as ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente na cidade para atendimento à população, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados e o encaminhamento ao serviço hospitalar de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso”, explica.

Já no programa ‘SAMU nas Escolas’, 1.370 estudantes das redes de ensino público/privada foram conscientizados sobre a importância do serviço

SAMU NAS ESCOLAS

Já no programa ‘SAMU nas Escolas’, 1.370 estudantes das redes de ensino público/privada foram conscientizados sobre a importância do serviço. Através da ação, um dos resultados deste trabalho é a diminuição do número de trotes em 2018, resultando numa queda de 3% em comparação a 2017.

“Mesmo com a redução de índice, ainda vemos o quanto é elevado o número de chamadas falsas para o serviço. A maior gravidade do problema é que um trote pode tirar a chance de uma pessoa que realmente precisa ser socorrida, além de gerar custos ao município”, enfatizou o diretor do SAMU.

O serviço é gratuito e funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, sendo acessado pelo número 192. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O prefeito Nardyello Rocha enfatiza que “toda estrutura necessária para o funcionamento do serviço tem sido mantida pelo governo municipal, mesmo diante da retenção de repasses financeiros pelo governo do Estado. Nosso trabalho será humanizar ainda mais os atendimentos e cuidar da estrutura adquirida até aqui”, salientou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com