Cultura

Salão do Livro Vale do Aço reúne atrações especiais hoje

Fernanda Takai lança no Sempre um Papo o livro “A mulher que não queria acreditar”

 

IPATINGA – A 6ª edição do Salão do Livro Vale do Aço recebe a vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai, na sexta-feira (22). A compositora retorna ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 19h30, para o Sempre um Papo, com o lançamento do livro “A mulher que não queria acreditar”, publicado pela editora Panda Books.
A obra literária reúne pequenas histórias que mesclam fatos reais da vida da autora com ficções em contos e crônicas. No livro, Fernanda Takai faz com que assuntos do dia a dia ou um acontecimento banal convoque o leitor a prestar atenção na simplicidade. Com delicadeza e objetividade, sem excessos ou rebuscamento, nos 40 textos, em 118 páginas, Takai fala de coragem, amor e maternidade.

BATE-PAPO
No mesmo dia, às 18h30, está prevista outra atração do Sempre um Papo. O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes debate o tema “Porque se tornar um escritor?”, no Café Literário do Centro Cultural Usiminas. Durante o encontro, o convidado do Salão do Livro aborda questionamentos como, o que leva uma pessoa a se enveredar pelos caminhos da literatura? Herança familiar? Cultural? Desejo de se inserir na sociedade, de ser notado pelas pessoas? Ou é uma forma de catarse, de tentar se encontrar consigo mesmo?

SALÃO VERDE
Além do incentivo à leitura, as atividades do “Salão Verde” são voltadas para a sustentabilidade. Amanhã, a estilista Elisa Grossi inicia a oficina “Buscando o Simbólico da Poesia Drummondiana através do Design de Superfície”, ministrada dia 22/06, às 9h e às 14h, e dia 23/06, às 10h e às 14h, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas. A oficina pretende abordar o simbolismo do poeta Carlos Drummond de Andrade por meio do desenvolvimento de conceitos e evoluções dos paradigmas do design de superfície, bordaria e estamparia manual (estêncil).
Ainda inspirada nas obras do escritor Carlos Drummond de Andrade, Elisa Grossi expressa toda sua criatividade em “Estampoema”, uma exposição de vestidos de noivas feitos a partir de resíduos sólidos e técnicas de bordaria e estêncil. A exposição integra a programação permanente do Salão do Livro, no Foyer do Centro Cultural Usiminas.
O público também pode apreciar a exposição da estilista Vanuza Bárbara, inspirada no poema “Elegia a uma pequena borboleta”, de Cecília Meireles, cuja matéria-prima é reaproveitamento de materiais e objetos descartados pelas indústrias e pela sociedade. O fotojornalista Wolmer Ezequiel aborda a “Biodiversidade”, em 15 imagens paisagens, personagens anônimos e animais em extinção captadas pelas lentes do fotojornalista.


O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes debate o tema “Por que se tornar um escritor?”

 

Programação

Oficinas
Buscando o Simbólico da Poesia Drummondiana através do Design de Superfície | com Elisa Grossi e Eleni Vieira
Dia: 22/06, às 9h e às 14h, Dia 23/06, às 10h e às 14h
Local: Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas
Público: livre
Duração: carga horária de 12h/aula – dividida em quatro módulos
Valor: R$ 10,00

O Livro de Arte para Crianças: História e Reflexão | com Renata Sant´Anna
Dia: 22/06, às 9h e às 14h, Dia 23/06, às 10h e às 14h
O curso pretende apresentar os livros de arte para crianças e suas possibilidades educativas por meio de atividades práticas e fundamentos teóricos, proporcionando uma reflexão sobre as especificidades do livro de arte para crianças, sua função como objeto de intermediação entre a criança e a arte e sua utilização como recurso didático nos espaços de educação infantil, formal e não formal.
Local: Sala de Ensaios do Centro Cultural Usiminas
Público: Educadores, bibliotecários, professores de arte e interessados.
Duração: carga horária de 12/aula – dividida em quatro módulos
Valor: gratuito

Teatro
Espetáculo: Estórias Cantantes – Atrás do Pano
Horário: 9h, 14h e 15h30
Os atores Myriam Nacif e Paulo Thielmann juntamente com o músico percussionista, Guda Coelho, prometem trazer as crianças para um jogo rítmico e corporal, por meio de estórias cantantes, inspiradas na riqueza e diversidade cultural.

Espetáculo: Um Planeta que é Pura Água
Horário: 9h30 e 14h15
O espetáculo fala de um mundo todo feito de água. Imagine pessoas, árvores, aviões, casas, tudo feito de água. Imaginou? Pois este é o mundo de muita gente. Quer participar? É só entrar e mergulhar…

Espetáculo: Minas de Histórias e Outros Silêncios
Horário: 15h45
O espetáculo brinda a natureza e a literatura através de contos, poemas e citações dos autores mineiros: Carlos Drummond, Bartolomeu Campos de Queirós, Guimarães Rosa, dentre outros.

Lançamento de Livros

Livro: Giro-Lê – Clesi
Horário: 14h
Local: Stand do Clesi

Livro: Trililili Paralelá – France Gripp
Horário: 15h
Local: Stand do Clesi

Livro: Saber e ensinar arte contemporânea – Renata Sant’Anna
Horário: 17h
Local: Café Literário

Serviço:
6º Salão do Livro Vale do Aço
De 19 a 24/06
Feira de Livro: terça-feira, das 14h às 22h; quarta-feira a sábado, das 10h às 22h
e no domingo, das 10h às 18h
Entrada franca
Confira a programação completa pelo site www.salaodolivro.com.br e www.institutoculturalusiminas.com.br
Informações: 38223031 e 3821 6309

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com