Cultura

Salão do Livro continua neste sábado com programação infantil

Cerca de 12.500 crianças de escolas públicas e particulares passaram pelo 6º Salão do Livro Vale do Aço    (Crédito: Nilmar Lage)

 

IPATINGA – Cerca de 12.500 crianças de escolas públicas e particulares passaram pelo 6º Salão do Livro Vale do Aço até a tarde de ontem (22). Desde o dia 19 de junho, o público infantil circula pela tradicional feira de livros para assistir espetáculos teatrais, filmes infantis, participar de atividades na brinquedoteca, ouvir histórias e conhecer obras literárias.
A diversão continua hoje (23) na Brinquedoteca, na Sala Multimídia do Centro Cultural Usiminas. Em parceria com o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte, o espaço oferece oficinas didáticas, relembrando brincadeiras do tempo da vovó, jogos, quebra-cabeças, bonecas, fantasias e teatrinho de fantoches.
A novidade fica por conta do Cineminha Literário, nos dias 23 e 24 de junho, que terá a oficina de jogos óticos por Leo Ladeira, além de exibições especiais de curtas infantis. Os filmes fazem parte do acervo do Festival Internacional de Curtas-Metragens, realizado pela Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte. Já a oficina objetiva mostrar, através da ludicidade dos jogos óticos, a relação da visão do olho humano, a formação da imagem no seu interior e as possibilidades técnicas do processo de criação de curtas-metragens de animação.
O escritor Marcelo Xavier volta ao Salão do Livro com a oficina de “Massinhas – Construindo Personagens”. A oficina de modelagem, para crianças de 5 a 12 anos, é baseada no trabalho de ilustração tridimensional desenvolvido pelo artista. A massa de modelar será utilizada para confeccionar personagens e objetos de cena, como os que estão presentes em seus livros.

SEMPRE UM PAPO
Hoje (23), às 19h30, a escritora e filósofa Marcia Tiburi lança e debate o livro “Sociedade Fissurada”, publicado pela Ed. Record. Após o bate-papo, a autora autografa seus diversos livros. O encontro será no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A entrada é livre mediante retirada de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas.
Sociedade Fissurada é o termo para expressar a experiência de uma sociedade mediada por sensações. Sensação é tanto a percepção corporal em seu sentido mais banal, quanto um produto construído para fazer sucesso. Seja o espetáculo dos meios de comunicação, sejam as drogas ou o capital a qualquer custo, vivemos uma época em que o maior valor é o da excitação.

DIREITO E CULTURA

Ainda no sábado, às 18h30, a Drummond & Neumary Advocacia lança o livro Direito e Cultura – Aspectos jurídicos da gestão e produção cultural. A publicação sistematiza, em 11 capítulos, os temas jurídicos aplicáveis à indústria cultural e do entretenimento, como direitos culturais, direito de autor, direito de imagem, obrigações e contratos, regularização de eventos, pessoas jurídicas e Terceiro Setor, licitações e convênios, aspectos tributários, trabalho estrangeiro e leis de incentivo.

PROGRAMAÇÃO

OFICINAS
Arte em Família Especial: Páginas-surpresa, uma oficina para fazer livros | Mediadores do Centro Cultural Usiminas
Dia 23/06, às 16h30
Neste encontro inspirado nos livros infantis do artista italiano Bruno Munari (1907-1998), mediadores do Centro Cultural Usiminas construirão com as crianças e seus acompanhantes, histórias e narrativas com personagens da literatura universal em livros cujas páginas escondem surpresas, utilizando desenho, colagem e dobraduras.
Local: Café Literário – Centro Cultural Usiminas
Público: livre (família) –
Inscrições: gratuitas no balcão de informação do evento, dia 23/06, das 10h às 16h, vagas limitadas.
Duração: de 40 a 60 min.

Buscando o Simbólico da Poesia Drummondiana através do Design de Superfície | com Elisa Grossi e Eleni Vieira
Continuação dia 23/06, às 10h e às 14h
A oficina pretende abordar o simbolismo do poeta Carlos Drummond de Andrade por meio do desenvolvimento de conceitos e evoluções dos paradigmas do design de superfície, bordaria e estamparia manual (estêncil).
Local: Sala de Ensaios do Centro Cultural Usiminas
Público: livre
Duração: carga horária de 12h/aula – dividida em quatro módulos
Valor: R$ 10,00

O Livro de Arte para Crianças: História e Reflexão | com Renata Sant´Anna
Continuação dia 23/06, às 10h e às 14h
O curso pretende apresentar os livros de arte para crianças e suas possibilidades educativas por meio de atividades práticas e fundamentos teóricos.
Local: Sala de Ensaios do Centro Cultural Usiminas
Público: Educadores, bibliotecários, professores de arte e interessados.
Duração: carga horária de 12/aula – dividida em quatro módulos
Valor: gratuito

Massinhas – Construindo Personagens | com Marcelo Xavier
Dias 23 e 24/06, às 10h e às 14h
A oficina de modelagem é baseada no trabalho de ilustração tridimensional desenvolvido pelo artista e escritor Marcelo Xavier.
Local: Café Literário – Centro Cultural Usiminas
Público: de 5 a 12 anos
Duração: 2h/aula

Cineminha Especial | com Leo Ladeira
Dia 23, às 16h, e 24/06, às 10h e às 14h
Realizado pela Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte, a oficina tem por objetivo mostrar, através da ludicidade dos jogos óticos. Local: Cineminha – Centro Cultural Usiminas
Público: de 8 a 11 anos
Valor: gratuito

TEATRO
Espetáculo: Boré Boré
Horário: às 11h
Local: Arena Literária – Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas

Espetáculo: Osquindô – O Show Osquindô
Horário: 11h30 e 16h30
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Espetáculo: Água + Música = Borbulhinhas Barulhentas Grupo Farroupilha
Horário: 14h30 e 18h
Local: Arena Literária – Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas

LANÇAMENTOS DE LIVROS
Conceitos de Iluminação Cênica
Autor: Roberto Gil Camargo / Co-produção: Seminaluz
Horário: 17h30
Local: Biblioteca Central de Ideias – Centro Cultural Usiminas

Direito e Cultura – Aspectos jurídicos da gestão e produção cultural
Organizadora: Alessandra Drummond
Horário: 18h30
Local: Café Literário – Centro Cultural Usiminas

Coletânea Vinte e Cinco Anos de Poesia | CLESI
Horário: 20h
– Poesia de Bolso Volume 14
Composto por obras vencedoras do 7º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade de Ipatinga.
– Poesia de Bolso Volume 15
Composto por obras vencedoras 24º Festival Estadual de Poesia e 9º Fesp – Destaque infanto-juvenil
Local: Stand do CLESI – Centro Cultural Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com