Cidades

Ruptura: ações de preservação e investimento da Cenibra na UFMG

BELO ORIENTE – O Programa de Inovação na Educação em Engenharia promoveu o Ruptura, evento organizado por estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que visa a romper com as convenções de empreendedorismo tradicionais, buscando novas formas de envolver as pessoas. Estruturada em palestras, oficinas, desafios e mentorias, esta edição, que teve como tema ‘Qual o nosso futuro?’, propôs uma reflexão crítica sobre as formas habituais de empreendedorismo e a necessidade de aprofundar a dimensão social e colaborativa da atividade.

PALESTRA

O especialista em Meio Ambiente da Cenibra, Sebastião Tomas de Carvalho (foto) apresentou no evento a palestra “Como Empreender no dia a dia de uma grande empresa – Resolvendo problema de forma criativa”. Após breve apresentação de sua evolução na empresa na construção de soluções, Tomás apresentou as iniciativas além-fronteira, de parceria com a sociedade no sentido de promover recuperação e preservação ambiental com visão de sustentabilidade. Dentre as iniciativas estão: proteção de nascentes e a subsolagem de áreas de pastagem de produtores rurais. “Nosso futuro depende de ações efetivas no presente. É preciso pensar fora da caixa e se necessário transformar a caixa para adequá-la aos novos pensamentos”, comenta Tomás.

QUEBRA DE PARADIGMAS

Durante a palestra, Tomás propôs aos participantes uma quebra de paradigmas no que diz respeito ao manejo dos recursos naturais, os padrões de desenvolvimento, a estrutura de responsabilização social e o papel da iniciativa privada, dos poder público e da sociedade civil organizada. Além de apresentar a sinergia da Cenibra nas ações de preservação ambiental em áreas próprias e juntamente com as comunidades em áreas públicas e também de produtores rurais, reforçou a criatividade em garantir progresso com proteção ambiental, mantendo viva uma rica biodiversidade. Quando Tomas abordou o investimento social corporativo praticado pela Cenibra, por meio de seu Instituto, ficou evidente o sucesso e o potencial de uma gestão integrada de território, com foco em melhoria continua e harmonia. “É fundamental acreditar no potencial de transformação das pessoas e possibilitar a integração das ideias pelo bem comum; assim construímos verdadeiramente um mundo melhor” avalia.

INSPIRAÇÃO

Uma realização da UFMG, o Ruptura é inspirado no bootcamp da Universidade de Berkeley, referência mundial em inovação e empreendedorismo, o evento tem palestras e cases que abordam os principais pontos do percurso de um projeto – da ideia ao mercado –, além de dinâmicas e feira de startups. De acordo com os organizadores, o evento tem o objetivo de conscientizar universitários sobre sua capacidade de identificar e resolver problemas da sociedade.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com