Cultura

‘Rotas para o Futuro’ debate Segurança e Saúde no Trabalho

IPATINGA – A cidade foi a quinta cidade a sediar o Rotas para o Futuro em 2016, projeto liderado pelo Sistema FIEMG, em parceria com o SEBRAE Minas. Nesta segunda-feira (7), a FIEMG recebeu empresários, representantes de entidades de classe locais, profissionais e estudantes da área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para um debate sobre o assunto com o palestrante Gustavo Nicolai. Médico do trabalho e especialista industrial da Confederação Nacional da Indústria(CNI), ele expôs aos participantes do evento o atual cenário brasileiro dessa área, além de tirar dúvidas sobre temas como legislação e tributos referentes à SST.

PATRIMÔNIO

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, enfatizou o esforço da entidade em promover uma mudança cultural na indústria no que se refere à Segurança e Saúde no Trabalho. “A função que a Federação vem cumprindo exemplarmente é a de trazer informação para os empresários para que nós possamos tornar nossas empresas cada vez mais competitivas e eficientes. A informação é nosso grande produto. O impacto que a conscientização gera em nossas empresas e organizações é relevante para o futuro de nossos negócios e a segurança de nosso principal patrimônio, o trabalhador,” enfatizou.

INVIABILIDADE
Segundo o médico do trabalho e especialista industrial da Confederação Nacional da Indústria/SESI, Gustavo Nicolai, palestrante do Rotas 2016, é imprescindível que os empresários tomem consciência da importância de implantar com eficiência a cultura da SST em suas empresas. “As indenizações, multas e perdas sociais e monetárias devido a acidentes do trabalho e doenças laborais vêm levando várias empresas à sua inviabilidade econômica, o que deve potencializar a atenção dos empresários sobre o tema,” pontuou.

Durante o evento, o especialista abordou temas como o atual cenário da SST no Brasil, dando um panorama sobre conceitos e desafios do tema para trabalhadores e empresários. “Vários estudos científicos atestam que o trabalho é um dos pilares de nossa sociedade. Infelizmente, temos no país uma visão errônea de que ele é fator de adoecimento,” contou.

BEM-ESTAR

Ele ainda ressaltou a iniciativa do Sistema Indústria em sensibilizar o setor produtivo para o desenvolvimento de ações que promovam o bem-estar de seus empregados e garantam mais segurança para as empresas. “O Rotas para o Futuro e o SESI lançam mão de promover e demonstrar ao empresariado os desafios gerados pelos cenários e perspectivas em SST e Promoção da Saúde na indústria brasileira, além de propiciar um arcabouço teórico sobre a importância da gestão correta do tema,” disse Nicolai.


O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo e o palestrista e médico do trabalho, especialista industrial da CNI/SESI, Gustavo Nicolai

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com